Tesla bate recorde trimestral de vendas na China

Montadora de carros elétricos de Elon Musk vem apresentando excelente desempenho

A Tesla e Elon Musk, CEO da empresa
A Tesla e Elon Musk, CEO da empresa (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SHANGHAI, 28 de junho (Reuters) – A Tesla (TSLA.O) está prestes a atingir outro trimestre recorde com suas vendas na China, enquanto enfrenta uma pressão crescente de concorrentes locais, como a BYD, que estão reduzindo sua participação no maior mercado automobilístico do mundo, dizem analistas.

A montadora dos Estados Unidos poderia vender 155.000 carros na China durante abril a junho, um aumento de 13% em relação ao seu recorde no primeiro trimestre, de acordo com estimativas de Shi Ji, analista do China Merchants Bank International Securities.

continua após o anúncio

No entanto, a participação da Tesla no mercado chinês de carros elétricos com bateria diminuiria no trimestre para 13,7%, em comparação com 16% nos primeiros três meses, enquanto a BYD e a Aion, a marca de veículos elétricos do Guangzhou Automobile Group (601238.SS), ganharam participação, acrescentou Shi.

O Deutsche Bank previu que as vendas da Tesla na China atingiriam 153.000 unidades no segundo trimestre, enquanto globalmente poderia vender um total de 448.000 unidades.

continua após o anúncio

"A Tesla precisa vender em cidades de nível inferior na China para buscar um crescimento adicional, mas seu modelo de vendas diretas seria muito caro para expandir sua rede de vendas em centenas dessas cidades", disse Yale Zhang, diretor administrativo da consultoria Automotive Foresight, sediada em Xangai.

"A BYD, por outro lado, tem uma grande vantagem nesses mercados com suas concessionárias", acrescentou ele.

continua após o anúncio

A Tesla anunciará os números de vendas globais durante o fim de semana, enquanto as vendas na China estarão disponíveis a partir de dados das associações na primeira semana de julho.

A China é o segundo maior mercado da Tesla após a América do Norte e abriga sua maior fábrica. A empresa reduziu os preços de seus dois modelos mais antigos no início do ano para impulsionar as vendas e iniciou uma guerra de preços com concorrentes, incluindo a BYD, oferecendo descontos ou lançando modelos mais baratos.

continua após o anúncio

Enquanto os players menores de veículos elétricos, como a Nio (9866.HK) e a Xpeng (9868.HK), lutavam com a queda das vendas na China nos últimos meses, a BYD desafiou a tendência e aumentou sua liderança com suas ofertas de carros com preços abaixo de 300.000 yuan ($41.500).

A BYD também está alcançando a Tesla em mercados fora da China à medida que suas exportações crescem. Ela superou a Tesla em vendas em Cingapura nos primeiros cinco meses, enquanto seu modelo Atto 3 superou o Model 3 da Tesla na Austrália em maio.

continua após o anúncio

A Tesla está planejando versões atualizadas do Model 3 e do Model Y para impulsionar as vendas. A empresa também está trabalhando com reguladores chineses na aprovação de seu software avançado de direção autônoma para ser acessível pelos motoristas na China.

Com sua fábrica em Xangai alcançando uma capacidade de produção anual de mais de 1 milhão de unidades, a Tesla está vendendo em novos mercados da região, incluindo Tailândia e Malásia, com carros feitos na China. ($1 = 7,2265 yuan renminbi chinês).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247