Tebet confirma que PLDO 2024 será protocolado nesta sexta, ainda sob teto de gastos: "vai assustar"

Ministra afirmou que texto irá "assustar" por mostrar realidade das contas públicas do Brasil sob o teto de gastos. Segundo ela, o país não possui espaço fiscal para novas despesas

Ministra Simone Tebet
Ministra Simone Tebet (Foto: REUTERS/Carla Carniel)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2024 será protocolado ainda hoje, possivelmente em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), seguindo ainda a regra do teto de gastos, informa o jornal Valor Econômico.

Ela afirmou que o texto irá "assustar" por mostrar a realidade das contas públicas do Brasil sob o teto de gastos. Segundo o que a ministra declarou a jornalistas após um evento em São Paulo nesta sexta (14), o país não possui espaço fiscal para novas despesas: "vai mostrar que não temos espaço fiscal para absolutamente nada de novo, ao contrário, precisaríamos tirar despesa discricionária [não obrigatória], basicamente zeramos despesa discricionária". 

continua após o anúncio

>>> Simone Tebet: desoneração da folha deve ser prorrogada até reforma do emprego

"Hoje, temos algo em torno de R$ 200 bilhões em despesas discricionárias. Se tirar as emendas parlamentares, sobram R$ 170 bilhões para o poder Executivo atender todo o Brasil, em todas as áreas, em todos os setores. Com o teto de gastos, nós perdemos praticamente todo esse recurso. Sobra um valorzinho muito modesto, que vocês vão ver no Diário Oficial", acrescentou.

continua após o anúncio

O PLDO ainda seguirá a regra atual do teto de gastos, devido ao fato de que o novo arcabouço fiscal ainda não foi protocolado para aprovação no Congresso. "Isso é importante porque mostra efetivamente que o teto de gastos, de tanto que foi estourado e pelo fato de não ter vindo acompanhado no momento certo de uma reforma tributária, ele já caiu em cima da nossa casa", apontou Tebet.

A reportagem do Valor também informa que o texto do PLDO terá um indicativo condicionando que, caso o novo arcabouço fiscal seja aprovado, os parâmetros, números e indicadores serão modificados.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247