Senado aprova projeto das 'boiadinhas' que retira estado da fiscalização do agronegócio

O texto permite que a iniciativa privada faça a fiscalização da atividade agropecuária, por exemplo de frigoríficos de carne, atividade que hoje é de responsabilidade do estado

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Senado aprovou, driblando a Comissão do Meio Ambiente, o projeto de lei que isenta o estado de responsabilidade de fiscalização sanitária do agronegócio. Segundo a proposta, criticada por ambientalistas, tal atividade será feira pela iniciativa privada. 

Ambientalistas e parlamentares classificam o projeto como parte das "boiadinhas", matérias de impacto ambiental que avançam no Senado sem a obstrução e com a complacência do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

continua após o anúncio

O projeto de lei foi votado apenas na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, e de forma terminativa. Ainda podem ser apresentados requerimentos para que o projeto seja remetido ao plenário, dentro de cinco dias. 

O texto permite que a iniciativa privada faça a fiscalização da atividade agropecuária, por exemplo de frigoríficos de carne, atividade que hoje é de responsabilidade do estado. 

continua após o anúncio

Segundo o governo, não há recursos necessários para realizar a fiscalização. Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator do tema, argumentou na sessão desta quinta-feira, 23, que pequenos produtores ficam impedidos de entrar no mercado, já que as agências sanitárias não têm capacidade de averiguar suas produções.

"É um projeto bastante importante para o agro brasileiro, teremos um crescimento não só das grandes empresas apenas", afirmou. (Com informações da Folha de S. Paulo). 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247