Rússia vê o propósito do Novo Banco do BRICS de proteger seus participantes do impacto das sanções

Banco é comandado pela ex-presidente por Dilma Rousseff

Dilma toma posse como presidente do banco dos BRICS
Dilma toma posse como presidente do banco dos BRICS (Foto: Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik – A Rússia vê como um dos principais objetivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS proteger as relações comerciais e econômicas dos Estados-membros da influência das sanções ocidentais, afirmou o premiê russo Mikhail Mishustin no fórum sino-russo em Xangai, nesta terça-feira (23). O primeiro-ministro russo se reuniu com a presidente do NBD, a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, durante o encontro.

Durante a reunião, Mishustin expressou sua esperança de que o bom funcionamento do banco contribua para o fortalecimento da cooperação econômica e de investimento no formato BRICS e impulsione a promoção de projetos promissores em várias áreas. Ele também ressaltou a importância de aumentar a credibilidade internacional do banco e expandir suas operações, incluindo na Rússia.

continua após o anúncio

Dilma Rousseff, por sua vez, destacou que a Rússia foi fundamental na criação do Banco do BRICS e assegurou que o banco está comprometido em cumprir suas obrigações com todos os membros fundadores, incluindo a Rússia. Ela também enfatizou que o banco tem uma posição clara em relação às sanções.

Mishustin abordou o tema das sanções ocidentais e afirmou que os detratores da Rússia não conseguiram quebrar sua economia. Apesar das pressões econômicas, a Rússia continuou fortalecendo sua cooperação com a China, o que tem beneficiado as economias de ambos os países.

continua após o anúncio

O premiê russo ressaltou a importância da cooperação sino-russa em diversas áreas, como a criação de produtos competitivos e acessíveis por meio do aproveitamento conjunto de recursos, além da cooperação industrial e tecnológica. Ele enfatizou que a interação ativa entre os dois países permitirá alcançar resultados positivos.

Mishustin também destacou a necessidade de uma cooperação mais ativa entre Rússia e China para facilitar o acesso mútuo aos mercados agrícolas e fortalecer a segurança alimentar. Além disso, ele enfatizou a expansão do tráfego aéreo e o uso do potencial da Rota do Mar do Norte como áreas prioritárias de cooperação entre os dois países.

continua após o anúncio

A Rota do Mar do Norte, uma via navegável mais curta entre a parte europeia da Rússia e o Extremo Oriente, é considerada estratégica para o comércio entre a Ásia e a Europa.

Em meio às sanções ocidentais, a Rússia busca no Novo Banco do BRICS uma ferramenta para proteger seus participantes dos impactos econômicos e comerciais negativos, enquanto fortalece sua cooperação com a China em diversos setores.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247