Roleta

Volto a escrever após três semanas de acompanhamento da luta vitoriosa de minha netinha Julia por sua vida e inteireza. É bom retornar ao convívio de vocês, concordando ou não com as teses que defendo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lisboa – Estão fazendo roleta com a sorte e o bolso dos brasileiros. A suposta ajuda dos Brics (Brasil, Rússia, China e, agora, África do Sul) à Europa, se tiver de ser feita, deve ser empreendida pela China, que possui efetiva capacidade de segurar o tranco. O Brasil não haverá de embarcar nos delírios de grandeza do ministro Mantega.

O pior dos mundos seria terminarmos adquirindo títulos podres, com o dinheiro do nosso povo. Tudo em nome de uma fantasia, porque a crise é maior que a nossa capacidade de intervir sobre ela. Bem ao invés, poderemos ser atingidos por suas consequências, com maior ou menor força, a depender dos rumos que sejamos capazes de imprimir a nossa economia.

Cresceremos pouco neste ano e no próximo. Diferentemente da Nigéria, da China e da Índia, que subirão 9%, e do Peru, da Indonésia e de Bangladesh, que atingirão pelo menos 7%. Cresceremos menos que a grande maioria dos países sul e latino-americanos. Menos que todos os Brics. Menos que a media das economias em desenvolvimento e emergentes, que ficará em 5.6%.

continua após o anúncio

De quebra ainda temos inflação anualizada de 7.23% (muito elevada), ameaçando seguir em alta e pondo em dúvida se o Banco Central, neste 2011, conseguirá limitá-la ao teto da meta (6.5%), já por si só inaceitável numa economia como a brasileira. O Banco Central, que abriu mão de sua autonomia informal, faz jogo arriscado, rebaixando a taxa Selic sob promessa de ajuste fiscal. O justo seria diminuir os juros, sim, mas a partir de rigoroso e efetivo ajuste imposto à economia.

Contar com pássaros voando pode levar ao descontrole inflacionário. Assim como trocar “um pouco mais de inflação por um pouco mais de crescimento”, ideia que parece ganhar corpo nos arraiais do governo, é pura insanidade.

continua após o anúncio

Volto a escrever após três semanas de acompanhamento da luta vitoriosa de minha netinha Julia por sua vida e inteireza. Deus a protegeu. Meu filho, minha nora e todos da família estão felicíssimos. Nunca nossa família esteve tão unida antes, na prece e no amor. O sorriso de Júlia junta todos nós.

Agradeço às equipes médicas, dedicadas e competentes, que, em Manaus e em São Paulo, cuidaram daquela princesinha tão linda, de dois anos, que sofreu em 25 dias o que muita gente adulta não padeceu ao longo de toda uma vida. É bom retornar ao convívio de vocês, concordando ou não com as teses que defendo.

continua após o anúncio

 *Diplomata

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247