Resultado da desindustrialização, produtos básicos já são mais de 50% das exportações brasileiras

Desde o golpe, os produtos básicos só fazem aumentar sua importância nas exportações, enquanto o inverso ocorre com produtos manufaturados e semimanufaturados

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Como resultado da desindustrialização do País – que é um dos que mais perderam suas forças produtivas nas últimas décadas – as exportações brasileiras estão cada vez mais dependentes de produtos básicos, como soja, minério de ferro e petróleo, que representam mais da metade de tudo o que o Brasil vende para o exterior.

De acordo com levantamento da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), entre janeiro e novembro deste ano, as exportações de produtos básicos alcançaram 51% do total. Em 2020, os básicos encerraram o ano com uma fatia de 48%.

continua após o anúncio

Desde o golpe de Estado de 2016, os produtos básicos só fazem aumentar sua importância nas exportações, enquanto o inverso ocorre com produtos manufaturados e semimanufaturados.

Durante os governos petistas, ocorria um movimento contrário. Aumentava a relação das importações de produtos manufaturados e semimanufaturados nas exportações brasileiras gerais, enquanto diminuía os produtos básicos.

continua após o anúncio

Os dados mostram o caráter destrutivo do golpe de 2016 na indústria brasileira.

Atualmente, em valores absolutos, as exportações totais brasileiras somam R$ 256 milhões nos 11 primeiros meses deste ano, enquanto as vendas de produtos básicos chegam a R$ 131,4 milhões, segundo a Funcex.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247