Reabertura da economia da China deve elevar PIB do Brasil em até 0,5 ponto em 2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará ao país asiático em março, visando fortalecer parcerias e laços comerciais

Lula e Xi Jinping
Lula e Xi Jinping (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A reabertura da economia chinesa após um isolamento forçado de três anos devido à pandemia de Covid-19 está sendo esperada ansiosamente por empresas e governos de todo o mundo. Nesta linha, países emergentes como o Brasil poderão ser os maiores beneficiados com a retomada do comércio em larga escala com a segunda maior economia do mundo. 

“O banco Goldman Sachs só esperava a reabertura chinesa no segundo trimestre. Com a antecipação, revisou sua projeção para o crescimento da China de 4,5% para 5,5%. O banco estima ainda um aumento de 10% no preço das commodities, especialmente minério de ferro e soja, pode acrescentar 0,5 ponto percentual no crescimento do PIB brasileiro. Já um aumento de 10% nas exportações (em volume) tem impacto de 0,3 ponto no PIB do país, segundo estudo feito por Alberto Ramos, diretor de pesquisa econômica para América Latina do Goldman Sachs”, destaca o jornal O Globo.

continua após o anúncio

O otimismo em relação à China também é estimulado pelas perspectivas em torno da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará em março ao país asiático. “Empresas que já fazem negócios com os chineses estão mais otimistas. Produtoras de frango e suínos, por exemplo, esperam crescimento global de 12% nas exportações de porcos e 3% a 4% nas de aves este ano, segundo estimativas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Só no ano passado, foram quase US$ 2,5 bilhões”, ressalta a reportagem. 

Segundo o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua, a China é o maior comprador de proteína animal do Brasil tendo adquirido 43% da carne de porco e 12% da de aves exportada no ano passado. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247