Portugal pune Ilha da Madeira com impostos e fim de subsídios
Aps descobrir rombo de 1,6 bilho de euros em dvidas omitidas, governo aplica plano de austeridade mais rigoroso do que o exigido pelo FMI para garantir ajuda internacional ao Pas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Depois de descobrir um rombo de 1,6 bilhão de euros em dívidas ligadas a acordos entre a ilha da Madeira e empreiteiras, omitidas no período de 2008 a 2010, o governo decidiu impor um rigoroso programa de austeridade na pequena região autônoma. Entre as medidas está um corte do número de funcionários públicos mais ambicioso do que os 2% previstos pelo programa internacional de ajuda a Portugal e um aumento dos impostos superior ao fixado no memorando de entendimento. O executivo ainda prevê a extinção do subsídio que representa um acréscimo de 2% nos vencimentos dos cerca de 30 mil funcionários públicos madeirenses.
Para receber os 78 bilhões de euros em ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, Portugal precisa derrubar o déficit orçamentário para 5,9% do PIB este ano — de um déficit de 9,1% registrado no ano passado. A dívida da Ilha da Madeira omitida vem se somar ao rombo de 568 milhões de euros identificado no começo deste ano. "O agravamento da situação da dívida vai exigir um esforço adicional da Ilha de Madeira para garantir a sustentabilidade da sua situação financeira", disse o ministério das Finanças. As informações são do Wall Street Journal.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247