PIB cresce 4,2% no primeiro trimestre de 2011

Servios puxam a expanso da economia; atividade industrial tambm sobe; entre os BRICs, o Brasil s ganha da Rssia; economistas esperam desacelerao para o prximo perodo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou aumento de 1 3% no primeiro trimestre deste ano ante o trimestre imediatamente anterior, informou nesta manhã o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Economistas esperavam um crescimento entre 1% e 1,7% no período, sendo que a mediana das projeções apontava alta de 1,30%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, o PIB apresentou alta de 4,2%. Neste caso, as projeções de alta variavam de 3,78% a 5,10%, com mediana de 4,36%.

O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria cresceu 2,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, o PIB da indústria mostrou alta de 3,5% nos primeiros três meses deste ano. Já o PIB da agropecuária subiu 3,3% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB da agropecuária teve aumento de 3,1% em igual período de 2011.

Os setores de comércio e de transporte, armazenagem e correio registraram as maiores elevações dentro do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de serviços, que avançou 1,1% no primeiro trimestre deste ano, ante os últimos três meses do ano passado. Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), estes setores registraram crescimento de 1,9% e 1,7%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2011 ante o quarto trimestre de 2010.

continua após o anúncio

Os serviços de informação tiveram crescimento de 1,1%, seguidos por administração, saúde e educação públicas (0,9%) e atividades imobiliárias e aluguel (0,2%). O grupo outros serviços apresentou estabilidade no trimestre, enquanto intermediação financeira e seguros teve queda de 0,4%. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o setor de serviços foi o destaque do PIB no primeiro trimestre de 2011. Enquanto o PIB cresceu 4,2% no primeiro trimestre de 2011 em relação a igual período de 2010, o setor de serviços teve alta de 4%.

Todas as atividades registraram crescimento, com destaque para intermediação financeira e seguros (6,4%), comércio atacadista e varejista (5,5%) e serviços de informação (5,1%). O item transporte, armazenagem e correio teve expansão de 4,7%. Os outros serviços - que englobam serviços prestados às empresas e às famílias, saúde e educação mercantis, serviços de alojamento e alimentação, associativos, serviços domésticos e serviços de manutenção e reparação - cresceram 3,5%. O item administração, saúde e educação públicas teve expansão de 2,8% e serviços imobiliários e aluguel registraram alta de 1,9%.

continua após o anúncio

Revisão

O IBGE também revisou para cima o crescimento do PIB brasileiro no quarto trimestre de 2010, passando de uma alta de 0,7% para uma expansão de 0,8%, na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, com ajuste sazonal.

continua após o anúncio

Apesar do número vistoso, entre os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a alta de 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano, ante igual trimestre do ano passado, superou apenas o crescimento da Rússia no mesmo período, de 4,1%. Os dados do Brasil foram divulgados na manhã de hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso dos demais países, o IBGE utilizou informações do Instituto de Estatística do Banco Mundial. De acordo com o IBGE, a China lidera o ranking de crescimento neste grupo de países, com avanço de 9,7% no período. Em seguida aparecem a Índia (7,8%) e a África do Sul (4,8%).

Em uma listagem contendo 15 países e blocos econômicos, fornecida pelo IBGE, a expansão de 1,3% da economia no primeiro trimestre deste ano, ante o quarto trimestre do ano passado, coloca o País na terceira posição no ranking do PIB, juntamente com o Chile, que também mostrou alta de 1,3% no período. Na listagem de 15 países e regiões, que compara o primeiro trimestre de 2011 e os últimos três meses do ano passado, a primeira posição é da Alemanha, com alta de 1,5% no PIB. Em seguida aparecem Coreia do Sul (1,4%), Brasil e Chile (ambos com 1,3%), França e Bélgica (ambos com 1,0%), Holanda (0,9%), União Europeia e Grécia (0,8%), México e Reino Unido (0,7%), Estados Unidos (0,4%), Espanha (0,3%), Itália (0,1%) e Japão (-0,9%).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247