Parlamento do Reino Unido revisará independência do Banco Central

A investigação examinará se a autoridade financeira possui estruturas de governança "adequadas" e como está sendo responsabilizada por suas ações

Banco da Inglaterra
Banco da Inglaterra (Foto: TOM NICHOLSON/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

MOSCOU, 3 de março (Sputnik) - O parlamento do Reino Unido lançou um procedimento de revisão da independência do Banco da Inglaterra (BoE), que está programada para o 25º aniversário da aprovação da lei que deu ao banco central o poder de definir taxas de juros.

O Comitê de Assuntos Econômicos da Câmara dos Lordes emitiu uma chamada para envios por escrito para examinar "como a independência operacional está funcionando" para o BoE. Ele realizará uma reunião formal sobre em 7 de março.

A investigação se concentrará no mandato do BoE e não avaliará decisões políticas individuais, disse o comitê. Ele examinará se a autoridade financeira possui estruturas de governança "adequadas" e como está sendo responsabilizada por suas ações.

O comitê não deu nenhuma outra razão para a revisão além do aniversário da Lei do Banco da Inglaterra de 1998, mas políticos conservadores questionaram repetidamente a independência do banco central no ano passado, sugerindo que ela poderia ser reduzida para permitir que o governo controle melhor a inflação.

A independência operacional do BoE permite que ele escolha a forma de cumprir a meta de inflação estabelecida pelo governo. Ele aumentou a taxa de juros pela décima vez em fevereiro desde o final de 2021, elevando os custos dos empréstimos. A próxima decisão sobre a taxa de juros está prevista para 23 de março.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247