Obama quer estímulos para a criação de emprego

Presidente americano quer ampliao do benefcio fiscal sobre a folha de pagamento; liberao de crdito ainda pequena nos EUA



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O presidente dos EUA, Barack Obama, repetiu o pedido para que o Congresso prorrogue um benefício fiscal sobre a folha de pagamento e adote outras medidas imediatas para estimular a criação de empregos.

Ao iniciar uma viagem de ônibus de três dias, em uma reunião em Cannon Falls (Minnesota), Obama cobrou que os legisladores prorroguem o benefício fiscal sobre a folha de pagamento dos empregados, que segundo ele representa um adicional de US$ 1 mil no orçamento de uma família americana comum. O benefício, que reduz a incidência do imposto para Previdência Social sobre a folha de pagamento dos empregados para 4,2% (de 6,2%), vai expirar no fim do ano.

Ainda segundo Obama, o Congresso deveria aprovar um projeto que criaria um banco nacional de infraestrutura para financiar a construção de estradas e ferrovias, chegar a um consenso sobre acordos comerciais e aprovar a reformulação do sistema de patentes.

continua após o anúncio

"Não existe uma escassez de ideias para criar empregos imediatamente - o necessário é uma ação do Congresso", disse o presidente. Ele também criticou a "cultura política", que "não parece disposta a tomar decisões difíceis". Obama deve passar ainda por Iowa e Illinois.

Os bancos dos Estados Unidos continuaram afrouxando os requisitos para a liberação de crédito no segundo trimestre, mas ainda é difícil obter empréstimos no país em comparação aos padrões históricos, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pelo Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano).

continua após o anúncio

"Os bancos domésticos afrouxaram os padrões para empréstimos comerciais e industriais para empresas de todos os tamanhos nos últimos três meses", afirmou o Fed em sua pesquisa, que envolve 55 bancos norte-americanos e 22 filiais de bancos estrangeiros nos EUA. Segundo o documento, o principal motivo apresentado pelas instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito foi o aumento da concorrência.

O Fed ressaltou, porém, que os requisitos para a liberação de crédito "na maior parte das categorias de empréstimo ainda estão mais rigorosos do que na metade da recente série histórica". O banco central norte-americano também divulgou que cresceu a procura dos consumidores por empréstimos via cartões de crédito e para a compra de automóveis. Em outras categorias de crédito ao consumidor, no entanto, a demanda permaneceu praticamente estável.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247