Mudança na meta de inflação vem 'ganhando simpatia', diz Haddad

"Definir uma meta contínua para o BC perseguir é melhor e, quando estabelecida, raramente é mudada", disse o ministro da Fazenda

Haddad em Brasília
2/05/2023
REUTERS/Ueslei Marcelino
Haddad em Brasília 2/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (26), que nota uma maior "simpatia" na sociedade em relação a mudanças no regime de metas de inflação. O tema estará na pauta da reunião de junho do Conselho Monetário Nacional (CMN).

"A mudança de meta de inflação vem angariando simpatia", declarou em entrevista à GloboNews, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Ele evitou responder qual será a sua posição no encontro do CMN em junho, uma vez que ainda não discutiu o tema com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Ambos formam com Haddad o trio de autoridades com direito a voto no CMN.

continua após o anúncio

Haddad voltou a manifestar, contudo, preferência por uma meta contínua (do acumulado em 12 meses), em vez do modelo atual no qual as metas são fixadas para cada ano-calendário (de janeiro a dezembro).

"Definir uma meta contínua para o BC perseguir é melhor e, quando estabelecida, raramente é mudada", defendeu. "Vejo a meta contínua com bons olhos", acrescentou.

continua após o anúncio

O ministro pontuou que os Estados Unidos discutem mudança de meta contínua em meio à quebra de bancos. Ele também voltou a pedir um debate técnico sobre o assunto.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247