MP regulamenta o auxílio-alimentação para os trabalhadores

De acordo com o Ministério do Trabalho, há informação de que o benefício estava sendo utilizado para outras finalidades, como pagamento de TV a cabo

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo federal sancionou nesta sexta-feira (25) a medida provisória (MP) que regulamenta as regras para a concessão do auxílio-alimentação para os trabalhadores. As informações foram publicadas pelo portal G1

A ideia é que as normas de pagamento ao trabalhador sejam modificadas com o objetivo de fazer o dinheiro ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, há informação de que o benefício estava sendo utilizado para outras finalidades, como pagamento de academias de ginástica ou de TV a cabo ou Netflix. O governo afirmou que, se a fraude permanecer, as empresas podem ser multadas ou até mesmo descredenciadas do serviço.

continua após o anúncio

A MP proibe a concessão de descontos na contratação de empresas fornecedoras de auxílio-alimentação - tanto no âmbito do auxílio-alimentação (como previsto na CLT) como no Programa de Alimentação do Trabalhador (vale-refeição e vale-alimentação). Antes, empregadores contratavam a empresa que fornece tíquete alimentação e conseguiam um desconto. Por exemplo, contratavam R$ 100 mil em vale para seus funcionários, mas pagavam um valor menor, como R$ 90 mil.

Segundo a gestão federal, empresas de auxílio-alimentação ofereciam descontos para as empresas que contratavam o serviço, mas depois  cobravam taxas dos locais onde o auxílio é recebido, como restaurantes e supermercados. Essas taxas acabavam sendo embutidas no preço cobrado do trabalhador. A MP passa a proibir a concessão de desconto. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247