Movimentação de cargas cresce 49,8% em Suape

Os nmeros so referentes a outubro; no comparativo com os dez primeiros meses de 2010, a evoluo foi de 26% a mais que o perodo anterior; A expectativa chegar ao final de 2011 com uma movimentao de mais de 11 milhes de toneladas de carga

Movimentação de cargas cresce 49,8% em Suape
Movimentação de cargas cresce 49,8% em Suape (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bruna Cavalcanti_247 – Se a crise internacional, que afeta os Estados Unidos e vários países da Europa, parece não passar perto do Brasil, de Pernambuco é que ela tem mantido mesmo distância. E, no que depender dos números do Complexo Industrial Portuário de Suape, o Estado, que no passado foi um dos que mais cresceu no país, deve fechar o ano mantendo a excelente fase econômica pela qual vem atravessando. A reportagem do PE247 teve acesso, com exclusividade, ao último balanço do Porto, referente a outubro. Pelo terceiro mês consecutivo, a movimentação de cargas em Suape foi superior a um milhão de toneladas (1.243.456 t) e a de contêineres, superior a 40 mil TEUs (41.357).

Os números, que representam respectivamente um crescimento de 49,8% e 43,2%, em relação ao mesmo período do ano passado, consolidam Suape como um dos maiores portos do Brasil. E não para por aí. Até o final do ano, a expectativa é de uma movimentação superior a 11 milhões de toneladas de carga.

“Suape não foi criado apenas para ser um grande porto e dá suporte ao Estado. O Complexo nasceu para se consolidar como o principal porto do Norte e Nordeste. E estamos conseguindo isso. Hoje, em contêineres, Suape já possui o maior terminal acima (geograficamente) de São Paulo. Sendo maior, inclusive, que os dois portos do Rio de Janeiro. O nosso projeto portuário é o mais moderno de todo o Brasil”, afirma o vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio.

continua após o anúncio

De acordo com Frederico Amâncio, um dos motivos para o “boom” desse crescimento no Complexo foi a criação da rota Ásia-Suape, que fez com que o porto passasse a receber, desde agosto, navios vindos direto do continente asiático. “Fizemos um trabalho muito forte e intensivo para podermos atrair linhas internacionais. Antes, esses navios entravam por Santos. Houve, naturalmente, um foco de crescimento no porto por causa da alta do PIB do Estado e do anúncio da vinda de novas indústrias e fábricas. Mas, mesmo assim, o crescimento em Suape ainda está maior que tudo isso. Conseguimos um resultado excepcional nesse terceiro trimestre”, afirma Amânio.

O que Armânio fala na teoria, pode ser conferido na prática através de diversos números: entre janeiro e outubro, já passaram por Suape 9.174.756 toneladas de cargas, 26% a mais que o período do ano anterior. Já a movimentação de contêineres cresceu 37% em relação a 2010, quando o porto movimentou mais de nove milhões de toneladas. A expectativa é a de que Suape feche 2011 com uma movimentação de mais de 11 milhões de toneladas.

continua após o anúncio

“A perspectiva é de nos consolidarmos ainda mais. Para 2012, iremos continuar com o ritmo forte de crescimento. Nossa previsão é nos mantermos acima dos 20%, principalmente no que se refere à operação de contêineres. Além disso, o próximo ano será bastante importante, já que estamos investindo forte na construção do segundo terminal de contêineres de Suape”, informa Amâncio.

Em 2013, com o início da operação de grandes empreendimentos estruturadores, como a Refinaria Abreu e Lima, espera-se que o movimento de Suape seja triplicado e chegue a mais de 30 milhões de toneladas. Além do aumento expressivo nas operações de contêineres e movimentação de cargas, as operações de cabotagem do porto também continuam crescendo de maneira acelerada. No comparativo com 2010, a evolução foi de 33%, nos primeiros dez meses do ano.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247