Mesmo com deflação, preço do leite continua mais caro que gasolina

O grupo Alimentação e Bebidas subiu 1,12% em agosto, com influência, principalmente, do leite longa vida

(Foto: REUTERS/Andrew Kelly/File Photo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (24) mostram que a prévia da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve deflação em agosto (-0,73%), levando, pela primeira vez, o índice inflacionário a sair dos dois dígitos. Mas, mesmo com a deflação, os brasileiros continuam pagando mais caro pelo leite do que pela gasolina.

A população mais pobre ainda não está sentindo a diferença da deflação no bolso. O grupo Alimentação e Bebidas subiu 1,12% em agosto, com influência, principalmente, do leite longa vida. Com aumento de 14,21%, esse item, sozinho, teve impacto de 0,14 ponto percentual no resultado geral. No acumulado do ano, o leite acumula alta de 79,79%. 

continua após o anúncio

Além  do leite, subiram de preço itens como frutas (2,99%), queijo (4,18%) e frango em pedaços (3,08%). No geral, a alimentação no domicílio teve aumento de 1,24% em agosto. 

Reportagem do UOL revela que o preço do leite está caindo, no entanto, o consumidor ainda paga mais caro pelo litro do alimento do que pelo da gasolina. “Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP ) apontam que a gasolina está sendo vendida, na média, por R$ 5,40 no país e já pode ser encontrada a menos de R$ 5 em pelo menos 13 estados”, diz o texto.

continua após o anúncio

Segundo especialistas, a alta se deve por conta do complexo processo de produção como entressafra, preço dos alimentos e da ração, custo dos fertilizantes e preço do diesel, que não teve queda.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247