Mantega vê crescimento superior a 4% em 2012

O ministro da Fazenda admitiu, contudo, que o Brasil ter de enfrentrar um cenrio internacional adverso "pela frente", j que a economia externa est em situao pior do que no ano passado; "o Brasil rene condies para superar essas dificuldades e acelerar seu crescimento", garantiu

Mantega vê crescimento superior a 4% em 2012
Mantega vê crescimento superior a 4% em 2012 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje, após reunião ministerial em Brasília, que está confiante no crescimento do País em 2012. "Devemos encerra 2011 com 3%, 3% e pouco e, para 2012, almejamos alcançar os 4,5%", afirmou durante entrevista coletiva.

Segundo o ministro, é preciso manter as taxas de crescimento elevadas no Brasil e, entre as forças propulsoras para essa expansão, está a distribuição de renda, que precisa ser maior no País. "Hoje, a população dispõe de um grande volume de bens e serviços", disse. "A classe E está em extinção e se incorporando às classes D e C", considerou.

Mantega admitiu que o Brasil terá de enfrentrar um cenário internacional adverso "pela frente", já que a economia externa está numa situação pior este ano do que esteve no passado. Para 2012, a expectativa é de crescimento mundial é de 3% contra 4% no ano passado. "Mesmo assim, o Brasil reúne condições para superar essas dificuldades e acelerar seu crescimento", disse. "O Brasil é uma das economias mais dinâmicas no cenário externo" continuou, acrescentando que, por isso, o Brasil terá um crescimento maior do PIB este ano do que em 2011, apesar do cenário externo.

continua após o anúncio

Câmbio

Após reunião ministerial, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que um dos principais problemas que o País vai enfrentar neste ano é garantir o crescimento no comércio exterior. Por isso, o governo vai continuar com a política de impedir a valorização do real.

continua após o anúncio

"Os mercado estarão mais disputados. Nossa manufatura tem perdido terreno, principalmente em relação a países asiáticos", afirmou. "Por isso, vamos continuar com a política de impedir a valorização do câmbio, com a política contra os países que fazem disputas predatórias. Vamos ser mais rigorosos, com Receita, salvaguardas. É importante criar condições para que a indústria possa ter desempenho melhor."

Confiança

continua após o anúncio

Durante reunião ministerial realizada hoje em Brasília, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou a importância da avaliação que os investidores têm do País, segundo relato feito pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann. Mantega disse também que a população está mais confiante a cada ano, desde 2009, e que, em 2012, essa confiança aumentará. "Isso é uma prova de que o ciclo econômico que estamos vivendo hoje deve ter continuidade nos próximos anos", disse o ministro, segundo o porta-voz.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que a economia brasileira continua em uma trajetória sustentável de crescimento e que o País será um dos poucos que irão crescer mais neste ano em relação a 2011, apesar de a crise econômica internacional.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247