Lula pede que Haddad aprofunde proposta de regra fiscal e converse com mais políticos e economistas

Novas conversas estão previstas a partir desta segunda (20)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | World Economic Forum/Boris Baldinger)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro Fernando Haddad que realize mais conversas com políticos e economistas sobre o novo arcabouço fiscal. Lula também pediu que o ministro da Fazenda produza mais detalhamentos adicionais e simulações da nova proposta. Estão previstas para esta segunda-feira (20) novas reuniões para tratar do tema.

Segundo integrantes do governo ouvidos pela Folha, Lula recomendou que o Tesouro Nacional faça cálculos sobre o impacto de um dos pontos da matéria, que vai substituir o teto de gastos. "Na opinião de um participante da reunião de sexta-feira, a proposta foi considerada boa e passível de aprovação, só dependendo de ajustes", diz a reportagem. 

continua após o anúncio

A discussão ocorre enquanto o PT pressiona para que o novo marco fiscal não implique cortes drásticos em áreas consideradas sensíveis por lideranças do partido.

>>> Gleisi defende expansão de gastos no momento em que Haddad tenta aprovar seu arcabouço fiscal

continua após o anúncio

Há pressão de ministros da ala considerada mais política do governo, que querem que a nova regra fiscal não barre investimentos em obras públicas, consideradas importantes para o desempenho da gestão Lula. A proposta desenhada por Haddad tem sido mantida sob sigilo no governo para evitar que seja exposta a críticas.

As orientações transmitidas a Haddad por Lula ocorreram durante reunião nessa sexta-feira (17), da qual participaram os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro da Indústria e Comércio.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247