Japão prepara plano para lidar com valorização do iene

"Tomaremos no apenas medidas defensivas, mas tambm medidas ofensivas", afirmou Motohisa Furukawa



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O governo japonês planeja finalizar ainda nesta semana a compilação do pacote de medidas para lidar com o iene valorizado segundo afirmou o ministro da Economia do Japão, Motohisa Furukawa. O pacote vai incluir o reforço dos fundos criados pelo governo quando anunciou seu primeiro conjunto de medidas contra a valorização cambial, em agosto.

"Tomaremos não apenas medidas defensivas, mas também medidas ofensivas para lidar com o iene forte, tais como aquelas para incentivar as empresas a tirar vantagem disso", afirmou Furukawa. "Vamos montar uma estrutura econômica que seja adaptada para uma moeda forte."

As declarações do ministro estão em linha com o que disseram técnicos do governo na sexta-feira. Eles minimizaram a possibilidade de o governo adotar um polêmico imposto sobre transações cambiais para desencorajar a compra especulativa do iene. Mas um técnico disse que o governo "não vai descartar nenhuma opção" para estancar a alta da moeda.

continua após o anúncio

Operadores de câmbio em Tóquio dizem que o anúncio não vai levar a um enfraquecimento imediato do iene porque o governo já revelou as linhas gerais do pacote quando anunciou as medidas de agosto. Mas, também de acordo com operadores, algumas medidas a serem reveladas nesta semana, como a criação de um ambiente no qual as empresas japonesas possam comprar mais facilmente matérias-primas no exterior, podem enfraquecer o iene no longo prazo, pois essa compra incluiria a venda de ienes no processo. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247