JAC suspende abertura de fábrica no Brasil
Montadora chinesa acusa o Pas de desrespeitar diretrizes da OMC ao aumentar o IPI e de ter poltica irracional, diz reportagem da Folha
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – A montadora JAC acusou o Brasil de desrespeitar as diretrizes da OMC (Organização Mundial do Comércio) ao aumentar a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada nessa sexta-feira. A companhia chinesa confirmou que irá reavaliar a abertura de sua fábrica no Brasil, anunciada em agosto com investimentos previstos em R$ 600 milhões.
Em resposta escrita ao jornal, a JAC acusou a política brasileira de “descontínua, irracional e parcial” e disse que a atitude feriu a confiança da empresa e de outras montadoras em investir no País. “Portanto, a JAC se vê obrigada a reavaliar sua decisão de investimento no Brasil”, informou. A companhia citou três supostas violações do Brasil às linhas gerais da OMC: acesso ao mercado, concorrência justa e não discriminação.
Segundo a reportagem, representantes da JAC se reuniram na terça-feira com o Ministério do Comércio para pressionar o governo chinês a agira em favor da empresa, mas até ontem não havia um pronunciamento oficial sobre o tema. A fábrica começaria a produzir, em 2014, cerca de 100 mil veículos por ano e geraria 3.500 empregos diretos e outros 10 mil indiretos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247