Inglês fluente pode deixar salário 28% maior

Empresas buscam cada vez mais funcionrios que tenham fluncia no idioma mais exigido. Para se destacar no mercado, preciso se dedicar alm do bsico

Inglês fluente pode deixar salário 28% maior
Inglês fluente pode deixar salário 28% maior (Foto: Shutterstock)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Manuela Meneses_247 – Tropeçar nas palavras, gaguejar em busca da expressão correta ou soar uma pronúncia incompreensível. Tudo isso faz parte de fatores responsáveis por derrubar o candidato que busca se destacar num concorrido mercado de trabalho. Não é de agora que, na maioria das profissões, o domínio de um segundo idioma tornou-se um grande diferencial no momento da contratação. E para qualquer idioma, a regra é a mesma: não basta saber o básico.

Principalmente para o inglês, idioma mais exigido nas empresas, dominar a fala, a escuta e a escrita é essencial para ocupar as melhores vagas. Mesmo em companhias onde raramente usa-se o idioma no dia a dia, o fato de ter o domínio de uma segunda língua garante o devido destaque do funcionário na hora de uma promoção e qualifica o candidato para disputar uma vaga em outro País. Algumas empresas podem até mascarar o pré-requisito no ato da contratação, porém, a fluência em outro idioma poderá ser solicitada em tarefas futuras, o que deixará o empregado em apuros.

Foi o inglês fluente de Luana Leite Moreno, de 24 anos, que garantiu um emprego como assistente em uma multinacional americana. “Quando comecei no curso, com treze anos, eu tinha apenas noção do inglês ensinado pela escola. Pratiquei durante um ano e parei. Quando entrei no mercado de trabalho, senti a necessidade de dominar a língua. Acabei optando por um curso rápido e eficiente, mas eu sei que mesmo falando bem o idioma, o tempo de estudos nunca acaba. E preciso aprimorar sempre”, relata a assistente, que cursa o módulo High Advanced III (pós-avançado) na escola de idiomas CNA.

continua após o anúncio

Uma pesquisa do Grupo Catho, feita com 9.484 executivos de todo o Brasil, mostrou que a fluência na língua inglesa causa forte impacto na remuneração desses profissionais. Para os cargos executivos mais altos, como os de gerente e diretor, por exemplo, mostrar conhecimentos do idioma pode proporcionar um salário até 28% maior em comparação aos funcionários que falam apenas português. Apesar disso, apenas 10% dos profissionais têm fluência na língua inglesa.

Até mesmo os profissionais de áreas consideradas estáveis no mercado precisam se atualizar para atender a novas demandas. Além dos salários mais elevados, a fluência na língua inglesa aumenta as chances de expandir as oportunidades. O garçom Edmundo Freitas, 37 anos, viu-se obrigado a buscar um curso de idiomas. Há dois anos, quando a empresa em que trabalha vendeu um pacote de festas para executivos americanos, a única alternativa foi aprender rápido. “Precisei ter força de vontade e começar do zero. No início, precisava aprender apenas o básico para servir, depois acabei me interessando pela língua. Mesmo depois de adquirir o básico, continuei aprendendo para me qualificar na minha área de trabalho”.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247