Inflação se desloca para a trajetória da meta, diz BC

"Essa inverso de tendncia por si s contribuir para melhorar as expectativas dos agentes econmicos", disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Inflação se desloca para a trajetória da meta, diz BC
Inflação se desloca para a trajetória da meta, diz BC (Foto: ED FERREIRA/AGÊNCIA ESTADO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou hoje que a inflação está em queda e em processo de convergência à meta de 4,5% para 2012. "Após alcançar o nível máximo no terceiro trimestre, a inflação acumulada em 12 meses começa a recuar a partir de outubro, e, assim, a se deslocar na trajetória de metas", afirmou durante palestra em evento promovido pela Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), realizado em São Paulo.

"Essa inversão de tendência por si só contribuirá para melhorar as expectativas dos agentes econômicos e, em especial, dos formadores de preços sobre a dinâmica da inflação nos próximos trimestres", acrescentou.

No Brasil, os agentes econômicos já começam a entender os pontos de vista do BC que levam a autoridade monetária a prever que o IPCA atingirá 4,7% no último trimestre de 2012. Além de comentários feitos por vários especialistas à Agência Estado, a mediana das expectativas para o índice obtida pela pesquisa Focus aponta uma leve queda, de 5,61% para 5,59%, nas duas últimas semanas, após a redução da Selic de 12,00% para 11,50% ao ano no dia 19 de outubro. As projeções dos analistas que estão na categoria Top 5 do BC (aquelas instituições que mais acertam as projeções) caíram com maior vigor, de 5,74% para 5 62% no período.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247