Inesperado referendo da Grécia causa alvoroço

Deciso do primeiro-ministro George Papandreou, de levar votao popular pacote de resgate fechado em Bruxelas, ameaa intensificar a crise da zona do euro e irrita lderes europeus

Inesperado referendo da Grécia causa alvoroço
Inesperado referendo da Grécia causa alvoroço (Foto: JOHN KOLESIDIS/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - O anúncio inesperado do primeiro-ministro George Papandreou de que vai colocar o resgate da Grécia em um referendo ameaçou intensificar a crise da zona do euro, além de irritar líderes europeus. O chefe de Estado grego justificou a decisão dizendo que precisava de maior apoio político para as medidas fiscais e as reformas estruturais exigidas pelos credores internacionais. "Nós queremos adotar o novo acordo? Ou nossa vontade é rejeitá-lo? Se o povo grego não quiser, ela simplesmente não será implementada", assegurou Papandreou, pegando vários deputados de surpresa.

"Isso soa como alguém que está tentando se esquivar do que foi acordado - uma coisa estranha a se fazer", disse o alemão Rainer Bruederle, líder parlamentar do Partido Liberal Democrata FDP). "Só se pode fazer uma coisa: fazer os preparativos para a eventualidade de que haja um estado de insolvência na Grécia." Já o presidente da França, Nicolas Sarkozy, estaria consternado com a notícia

Os investidores temem que a medida grega mine os esforços da Europa para impedir o espalhamento da crise. Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou em baixa de 1,70 por cento. O mercado de Hong Kong perdeu 2,49 por cento.O índice de Seul teve leve alta de 0,03 por cento. A bolsa de Taiwan avançou 0,45 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,07 por cento. Cingapura retrocedeu 2,33 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 1,52 por cento.

continua após o anúncio

Na Europa, perto das 7h30, a baixa do índice Athex era de 6%. O índice Dax de Frankfurt perdia 3,46% e o CAC 40 de Paris recuava 3,21%. Em Londres, o índice Footsie 100 cedia 2,19%. Madri perdia 2,95% e Milão 3,58%.

Oposição na Grécia tentará impedir referendo

continua após o anúncio

Agência Estado - O principal líder da oposição na Grécia, Antonis Samaras, afirmou que fará tudo o que for preciso para impedir o referendo anunciado por Papandreou. O partido "Nova Democracia está determinado a evitar a todo custo essa jogada", disse Samaras após uma reunião com o presidente grego, Karolos Papoulias. Samaras afirmou que Papandreou está chantageando a população para poder continuar no poder e pediu que sejam convocadas eleições imediatas.

Um integrante do Nova Democracia declarou que Samaras estuda pedir que todos os deputados conservadores renunciem para forçar a realização de eleições antecipadas. "Se todos os deputados do Nova Democracia renunciarem juntos, é altamente possível que Papandreou não tenha outra escolha a não ser convocar eleições", afirmou a fonte.

continua após o anúncio

Autoridades do governo grego dizem que um voto positivo no referendo poderá acabar com a oposição aos cortes nos salários, nas pensões e nos gastos do governo. Mas um voto negativo poderá eventualmente provocar a saída da Grécia da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247