Indústria de alimentos quer mudar regra da data de validade no Brasil
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos propõe adotar o conceito "best before", que recomenda o consumo do produto até determinada data, mas não significando a necessidade de descarte do alimento
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) propõe fazer alterações no entendimento sobre a data de validade de não perecíveis - como macarrão, leite e conservas - no Brasil.
A ideia é adotar o "best before", que sinaliza a data até a qual o produto mantém o sabor e o valor nutricional, desde que armazenado corretamente.
A Abia sugere manter a data de validade na embalagem dos produtos, mas com a explicação de que o alimento deve ser consumido preferencialmente até aquela data, não estando necessariamente estragado.
De acordo com o presidente executivo da Abia, João Dornellas, joga-se muita comida no lixo no Brasil em função da regra atual sobre data de validade. "No Brasil, se passou da data limite, o alimento não pode mais ser comercializado nem consumido, o que pode fazer com que muita comida, ainda em condições adequadas e seguras para o consumo, vá para o lixo".
A proposta da Abia foi apresentada no Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento, promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247