Haddad e representantes de empresas aéreas abrem negociação para tentar baixar preços

"Podemos dobrar o número de passageiros em uma década", disse o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, que se reuniu com o ministro da Fazenda

Eduardo Sanovicz (à esq.) e Fernando Haddad
Eduardo Sanovicz (à esq.) e Fernando Haddad (Foto: ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Diretores das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass tiveram nesta sexta-feira uma reunião (20) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na cidade de São Paulo (SP). A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Empresas buscam apoio para tentar  baixar o preço do querosene de aviação, que representa cerca de 40% do valor dos bilhetes. O produto aumentou 49,6% no ano passado. A alta foi de 121% desde 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL).

Presente no encontro, o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, afirmou que o total de passageiros do setor triplicou em uma década, nos anos 2000, depois que houve o fim da exigência de preços fixos por rotas, a chamada liberdade tarifária. 

continua após o anúncio

"Enquanto a gente lidava com querosene de aviação custando há oito anos cerca de R$ 1,90 por litro, hoje estamos com o preço superior a R$ 5. Podemos dobrar o número de passageiros em uma década, desde que retomemos as condições de custo operacional que já tivemos", afirmou o dirigente a jornalistas. 

O executivo reforçou que o combustível representa cerca de 40% do custo da passagem aérea no Brasil. "A média americana é 22% e a europeia é 24%".

continua após o anúncio

Também participaram da reunião o presidente da Gol, Celso Ferrer Junior, acompanhado de outras pessoas da empresa; o presidente da Azul, John Rodgerson, o presidente da Voepass, José Felício; e os diretores financeiro e tributário da Latam, além de outras pessoas que trabalham nessas empresas. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247