Gregos tiram 10 bilhões de euros dos bancos

Corrida aos bancos comeou em maio e debilitou a economia; hoje, Parlamento deve aprovar nova lei de austeridade



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A população grega sacou 10 bilhões de euros dos bancos gregos e transferiu parte dos recursos para bancos do Chipre, em maio e junho, segundo a imprensa grega, além de comprar ouro. O momento de corrida aos bancos foi provocado pela crise e ameaça de moratória da dívida da Grécia. Esse é mais um problema sério, que, ao final, aumentará as dúvidas sobre a capacidade do país de manter a liquidez corrente dos seus pagamentos.

Segundo a agência de classificação Moody’s, o sistema bancário grego já perdeu 8% dos seus depósitos desde o início do ano. Para alguns analistas, também houve pressão com a saída de recursos do governo grego para realizar pagamentos ao exterior. É cada vez mais difícil que a Grécia permaneça na União Europeia.

Nova lei de austeridade

continua após o anúncio

Após 48 horas de greve e uma madrugada ainda repleta de manifestações populares, a Grécia deve aprovar hoje uma segundo lei de austeridade. A medida é necessária para que o país receba uma parcela de 12 bilhões de euros do pacote de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, a fim de que se recupere da crise e evite um default (não pagamento de dívidas).

Os conflitos nas ruas de Atenas cessaram nesta quinta-feira, mas a população ainda se mostra revoltada pela aprovação do plano aprovado ontem, que prevê o corte de 28 bilhões de euros no orçamento do país. As medidas de corte deverão provocar demissões, cortes de benefícios em programas sociais do governo, aumento de impostos e privatizações de empresas públicas. Pesquisas indicam que entre 70% e 80% dos gregos são contra o pacote do governo.

continua após o anúncio

Um dos credores que mais apoiaram a aprovação do plano foi a Alemanha. Após a votação, durante uma conferência em Berlim, a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que “a votação foi tão corajosa quanto necessária” e que acha lamentável que a oposição grega não apoie este pacote de reformas, conforme citou a Reuters. Os resultados do novo debate, que acontece nesta manhã na Grécia, devem estar apresentados à tarde.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247