Grécia, a primeira missão de Lagarde

Instantes aps assumir o cargo de diretora-geral do FMI, ministra francesa manda recado para a oposio grega e analisa a situao dos outros pases em dificuldade



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris - Em seu primeiro discurso após sua nomeação a direção geral do FMI, Christine Lagarde fez um apelo aos gregos para se unirem em torno do plano de austeridade. « Eu tenho uma mensagem a passar para a Grécia, para que a oposição chegue em um acordo com o partido no poder. Em questão está o destino de um país », declarou.

Em entrevista aos canais de TV TF1 e LCI, Christine Lagarde disse que é preciso que todos os credores se voltem para a Grécia, mas em contrapartida, o país deve assumir suas responsabilidades. Os deputados gregos devem votar até quinta-feira o projeto de orçamento de austeridade proposto pelo governo de Georges Papandréou. A Grécia viveu ontem o primeiro dia de greve geral de 48 horas, marcado por violência, destinado a protestar contra o aumento dos impostos e a privatização massiva contidos no plano.

Em relação aos outros países da zona do Euro em dificuldade financeira, a diretora geral do FMI disse que não se pode generalizar e que cada um se encontra em uma situação diferente. « É preciso, de maneira muito atenta, cirúrgica, ponto por ponto, país por país, tratar cada dossiê », disse. Segundo Christine, a Irlanda está em uma situação particular causada por seu setor bancário, pelo desenvolvimento em massa do setor imobiliário e pelo estouro de uma bolha. Portugal está, para ela, em uma terceira dimensão, porque precisa de reformas estruturais, que foram prometidas em uma reunião nacional. Já a Espanha vai mal.

continua após o anúncio

A ministra da direita, que deve deixar o governo da França ainda hoje, também declarou que a atenção as populações mais frágeis será uma de suas preocupações. Essa estratégia faz parte da linha adotada por Dominique Strauss-Kahn, que se demitiu do cargo após ser acusado de estupro em Nova York.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247