Governo do Rio, Prefeitura carioca e Alerj vencem queda de braço: Aeroporto Santos Dumont tem regras de leilão modificadas
Modelo de concessão proposto no Rio sugeria “cartas marcadas” para grupo que explora aeroportos mineiros. Aliança de políticos obrigou Planalto a mudar regras
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou no fim da tarde desta 2ª feira, 31/01, que o Santos Dumont será retirado do lote de aeroportos cujas concessões de exploração serão leiloadas pelo Governo Federal. O governador do Rio, Cláudio Castro, foi comunicado da decisão enquanto participava de um ato no Porto do Açu. Tanto ele quanto o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André Ceciliano, vinham insistindo para que o Ministério de Freitas e o Palácio do Planalto revissem as regras estabelecidas para o leilão de concessão. Elas pareciam ter sido feitas sob medida para um grupo que já explora aeroportos mineiros. O Santos Dumont, considerado “joia da coroa” desse bloco, seria leiloado junto com os aeródromos de Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG) e Jacarepaguá (RJ).
Empresários e políticos do Rio demonstraram ao Governo Federal que o modelo de concessão do Santos Dumont canibalizaria a concessão do Aeroporto do Galeão, maior aeroporto do estado e terceiro mais movimentado do País depois de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.
“A primeira conclusão do grupo de trabalho é que o Santos Dumont irá a leilão isoladamente”, disse o ministro Tarcísio Freitas ao jornal O Globo. Ele se referia ao grupo de trabalho que foi criado entre a pasta e o governo do Rio para discutir mudanças na concessão do SDU. E completou: “Vamos ter um bloco de aeroportos destinados à aviação executiva, com Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ). Em outro bloco teremos os aeroportos do Pará, Mato Grosso do Sul e Congonhas. E o Santos Dumont irá a leilão isoladamente”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247