FUP: venda da Lubnor é incerta e aumenta o risco de desabastecimento em porto cearense

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros, o empreendimento foi vendido por US$ 34 milhões, 55% abaixo da estimativa de valor de mercado

Refinaria Lubnor
Refinaria Lubnor (Foto: Juarez Cavalcanti/Petrobras)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, afirmou que incertezas e irregularidades podem impedir a conclusão do processo de venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará. De acordo com a FUP, o empreendimento foi vendido por US$ 34 milhões, 55% abaixo da estimativa de valor de mercado, a Lubnor está localizada em um terreno de 400 quilômetros quadrados.

De acordo com a entidade, também existe o risco de desabastecimento no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, capital cearense, caso a nova empresa não consiga escoar a produção de combustível para embarcações. "A venda da Lubnor pode acarretar desabastecimento desses navios e impactar exportações e importações", disse Bacelar.

continua após o anúncio

O presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro-CE/PI), Fernandes Neto, destaca que a Lubnor não é apenas uma fábrica de asfalto e lubrificantes, mas o braço logístico da Petrobrás no Ceará. "Ela é responsável por entregar às distribuidoras locais óleo diesel, gasolina, querosene de aviação e GLP provenientes de outras refinarias, terminais, transportados até Fortaleza por navios, em operações de cabotagem ou, eventualmente, importação", disse.

A refinaria também é responsável por cerca de 10% da produção de asfalto no país, abastecendo todos os estados do Nordeste, e é produtora de lubrificantes naftênicos - produto próprio para usos nobres, como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos. Além disso, é a principal fornecedora da região Nordeste e fornece derivados para os estados do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins. 

continua após o anúncio

Entre os produtos fabricados na refinaria estão os óleos combustíveis marítimos, conhecidos internacionalmente pelo nome MFs (marine fuels) ou IFOs (intermediate fuel oils), utilizados nas operações de abastecimento a navios (bunkering) de armadores nacionais ou estrangeiros, no Porto do Mucuripe. A Lubnor também fornece um segundo combustível naval: o óleo diesel marítimo (marine gasoil - MGO). Esses óleos são utilizados pelos navios como combustível em seus motores propulsores e auxiliares e em suas caldeiras. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247