Europa suspende ajuda à Grécia, que ameaça o euro

Nicolas Sarkozy e Angela Merkel exigem dos vizinhos gregos deciso se permanecem ou no na zona do Euro. Pas far referendo no dia 4 de dezembro. Reportagem de Roberta Namour, de Paris

Europa suspende ajuda à Grécia, que ameaça o euro
Europa suspende ajuda à Grécia, que ameaça o euro (Foto: CHARLES PLATIAU/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – Se a Grécia decidiu por si só questionar o plano de resgate da zona do euro, ela terá de assumir as consequências. Foi nesse tom que terminou a reunião extraordinária dos líderes europeus, em Cannes, na véspera da abertura oficial do G20. O bloco, em plena crise da dívida, ficou ainda mais abalado com a decisão surpresa do primeiro-ministro grego, George Papandreou, de submeter o acordo entre os líderes da UE, fechado em Bruxelas no 27 de outubro, a um referendo. Convocado para se explicar, o chefe de Estado da Grécia partiu logo em seguida.

Em uma entrevista coletiva, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, demostraram a gravidade da questão. "Nós não vamos deixar destruir a Europa e o euro", afirmou Sarkozy. Independente da Grécia, a primeira ação prevista para isso é acelerar a implementação das decisões tomadas no dia 27 de Outubro. Uma reunião de ministros das Finanças com a Comissão Europeia deve acontecer ainda hoje para implementar efetivamente o plano aprovado. Além disso, o chefe de Estado da França anunciou que a Grécia só receberá os próximos lotes de 8 bilhões de euros de ajuda quando adotar todas as medidas decididas na última cúpula.

A União Europeia tem pressa, George Papandreou, nem tanto. Mas ele sinalizou que o tal do referendo deve acontecer no dia 4 de dezembro. Seja como for, o chefe de Estado da Grécia entendeu a mensagem de Sarkozy : « A única pergunta aceitável é se a Grécia quer ou não permanecer na Zona do Euro ».

continua após o anúncio

Os países europeus membros do G20 se reunirão novamente nesta manhã para tratar da crise grega, antes da abertura oficial da cúpula, que começa ao meio-dia. A intensa atividade diplomática acontece sob o olhar dos outros líderes das nações mais ricas do mundo. Pequim já demonstrou interesse em aumentar seu investimento no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF).

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247