EUA: chefe do Fed confirma reversão da política monetária expansionista

Jerome Powell disse que projeta uma série de altas na taxa de juros, além de reduções no intenso estímulo que o Fed vinha aplicando

Jerome Powell no Congresso dos EUA
Jerome Powell no Congresso dos EUA (Foto: Brendan Smialowski/Pool via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O chefe do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell, afirmou, nesta terça-feira (11), que fará o possível para conter a inflação, e que a maior economia do mundo precisa apertar sua política monetária. 

"Se tivermos que aumentar mais as taxas de juros ao longo do tempo, nós o faremos", disse Powell ao Comitê Bancário do Senado, sob sabatina para um segundo mandato como chefe do banco central. “Usaremos nossas ferramentas para nos recuperar da inflação”.

continua após o anúncio

Powell não deu detalhes sobre o caminho que a política monetária dos EUA seguirá. Ele disse apenas que projeta uma série de altas na taxa de juros, além de reduções no intenso estímulo que o Fed vinha aplicando.

"À medida que avançamos este ano... se as coisas se desenvolverem conforme o esperado, normalizaremos a política, o que significa que encerraremos nossas compras de ativos em março, o que significa que aumentaremos as taxas ao longo do ano", disse ele aos membros do comitê. “Em algum momento, talvez no final deste ano, começaremos a permitir que o balanço patrimonial se esgote, e esse é apenas o caminho para normalizar a política”.

continua após o anúncio

Republicanos e democratas expressaram preocupação de que o Fed esteja estimulando em excesso a economia com taxa baixas e compras de títulos. A inflação está muito acima da meta de 2% estabelecida pelas autoridades. Preços subiram 5,7% nos 12 meses encerrados em novembro. (Com informações da Bloomberg). 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247