Este homem quer trocar o conselho da Brasil Ecodiesel

Investidor espanhol Enrique Bauelos vendeu aes para um aliado para forar a aquisio da Vanguarda



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_O investidor espanhol Enrique Bañuelos não aceita ser contrariado. Nas últimas semanas, ele tentou bolar uma maneira de trocar o conselho da Brasil Ecodiesel. O motivo? Bañuelos ficou aborrecido com os votos contrários dos conselheiros à incorporação da Vanguarda, companhia da qual ele detém 50%, pela Brasil Ecodiesel. Com 30% do capital da empresa brasileira produtora de biocombustível, Bañuelos não entendeu a restrição como a palavra final. Nos últimos dias, ele começou a vender suas ações e se desfez de 8,8%, que foram liquidados na segunda-feira 6. O movimento foi estranho para o mercado acionário. Enquanto o Ibovespa despencava quase 2%, uma única ação estava desprendida das demais, com ganho de 2,8%, liderando a alta do dia.

A resposta da movimentação das ações da Brasil Ecodiesel veio na terça-feira 7: os papéis foram parar na carteira do empresário Hélio Seibel, sócio da Duratex e parceiro de Bañuelos. O valor do negócio não foi informado às autoridades, mas a redução da participação do espanhol para pouco mais de 21% tinha o objetivo de colocar um novo conselheiro na empresa. Nesse mesmo dia, Bañuelos enviou o pedido de convocação de uma assembleia extraordinária para discutir a formação do conselho de administração e fiscal. Segundo ele, o encontro vai “proporcionar uma maior eficiência na gestão da companhia”. Mas a intenção de Bañuelos, na verdade, é ter pessoas simpáticas às suas ideias.

Em abril, o conselho da Brasil Ecodiesel recebeu a proposta de incorporar a Vanguarda. O preço do negócio seria R$ 1,2 bilhão. A justificativa era dobrar o tamanho da empresa, que passaria a ter valor de mercado de mais de R$ 2 bilhões. Mas, obviamente, havia o conflito de interesse de Bañuelos ser beneficiado com essa negociação. Silvio Tini, outro investidor com voz ativa na empresa, foi um dos maiores opositores. Com sete pessoas no conselho, quatro fazem parte do grupo de Tini e dois do de Bañuelos. O sétimo integrante é um independente. Com o movimento recente, o investidor espanhol quer reduzir a importância do rival e colocar cordeiros no assento de conselheiros. Enquanto os grandes brigam, os pequenos se mexem na bolsa. A ação da Brasil Ecodiesel chegou a despencar quase 5% no meio do pregão da terça-feira, mas fechou com perda de 2,74%.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247