Estatal chinesa inicia produção de gás natural no Brasil em maior bloco de águas profundas do mundo

Subsidiária brasileira da CNOOC, maior produtora offshore de petróleo e gás da China, possui 7,34% do reservatório compartilhado de Búzios, que é 88,99% de propriedade da Petrobrás

Estatal chinesa  inicia produção de gás natural no Brasil em maior bloco de águas profundas do mundo
Estatal chinesa inicia produção de gás natural no Brasil em maior bloco de águas profundas do mundo (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Em um comunicado emitido nesta quinta-feira (1º), a petrolífera estatal chinesa CNOOC anunciou o começo de produção de crude e gás natural no campo de Búzios 5 no Brasil.

A extração está sendo feita através de uma plataforma flutuante, com capacidade para armazenar 1,4 milhão de barris de crude por dia, que foi convertida na China em julho de 2022 e chegou ao Brasil em fevereiro, relata o Diário de Notícias.

continua após o anúncio

O poço é a quinta fase do campo petrolífero de Búzios, na costa sudeste brasileira. Com profundidade média de 1.900 metros a 2.200 metros, o campo é o maior campo de petróleo pré-sal em águas profundas do mundo, com produção diária de 600.000 barris.

A CNOOC disse que já instalou cinco poços que produzirão até 150 mil barris de crude e seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

continua após o anúncio

A subsidiária brasileira da CNOOC possui 7,34% do reservatório compartilhado de Búzios, que é 88,99% de propriedade da Petrobrás.

A estatal chinesa pagou US$ 1,9 bilhão (R$ 9,59 bilhão) à petrolífera brasileira no ano passado para garantir uma participação de 5% em um acordo de compartilhamento de produção no campo, segundo a Reuters.

continua após o anúncio

O comunicado publicado hoje (1º) garantiu que o projeto vai "contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria de petróleo e gás, economia e sociedade do Brasil".

A CNOOC é a maior produtora offshore de petróleo e gás da China e investiu em vários campos tecnicamente mais desafiadores no exterior, à medida que busca aumentar a produção.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247