Economista aponta superávit massivo da agricultura brasileira e diz que país está se tornando potência mundial no setor

Economista do IIF apontou que o real está desvalorizado

Homem manuseia grãos de soja durante estação da colheita perto da cidade de Campos Lindos
Homem manuseia grãos de soja durante estação da colheita perto da cidade de Campos Lindos (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O economista-chefe do Institute of International Finance (IIF), Robin Brooks, apontou em seu Twitter que o Brasil está se transformando em uma potência agrícola global, observando a tendência de crescimento constante do superávit no setor.

Segundo Brooks, diante das perspectivas de crescimento do superávit, o real ainda está desvalorizado. "O Brasil está se transformando na potência agrícola mundial. O superávit comercial do Brasil vem crescendo. A razão para isso é uma mudança estrutural para superávits comerciais muito grandes e crescentes na agricultura. Há também um excedente de petróleo, mas é menor. O real brasileiro está desvalorizado!, escreveu o economista. 

continua após o anúncio

No biênio 2020-21, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro alcançou recordes e, em 2020, seu crescimento bateu 24% em relação aos ganhos de 2019 e representava 26,6% de todo o PIB brasileiro. Em 2021 a participação chegou 27,4%.

A balança comercial do agronegócio iniciou o ano de 2023 com superávit de US$ 8,69 bilhões, bem acima do superávit de US$ 2,61 bilhões da balança comercial total (que considera produtos de todos os setores).

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247