Economia cresceu 1,28% no 1º trimestre, calcula BC

Numa prvia do resultado do PIB, instituio calcula expanso anual de 5,2%



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,51% em março ante fevereiro, para 143 pontos, de acordo com dados dessazonalizados divulgados hoje pelo BC. Com o resultado, o IBC-Br registrou no primeiro trimestre uma alta de 1,28% na comparação com o quarto trimestre do ano passado. O indicador do BC busca antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), medido oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado a cada três meses.

Em termos anualizados, o ritmo do primeiro trimestre na margem foi da ordem de 5,2%, conforme o BC. No quarto trimestre do ano passado, o IBC-Br teve alta de 1,03% ante os três meses anteriores, o que representa uma expansão anualizada da ordem de 4,2%.

Na comparação com março do ano passado, com ajuste sazonal, o indicador do BC teve alta de 3,48%. Sem ajuste, o aumento foi de 1,5%. Mas vale lembrar que neste ano o carnaval caiu em março e, no ano passado, em fevereiro, o que torna a série dessazonalizada melhor para essa comparação.

continua após o anúncio

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o IBC-Br subiu 3,97% na série dessazonalizada e 4,38% na série sem ajustes. Na média dos últimos 12 meses encerrados em março, o indicador teve expansão de 6,25% ante a média dos 12 meses anteriores, considerando a séria dessazonalizada. Na série sem ajuste, a expansão foi de 6,45%.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247