Dilma autoriza início de conversas sobre possível inclusão da Argentina no Banco dos Brics

Apesar das negociações terem sido autorizadas, ainda não há uma previsão para a possível adesão da Argentina à instituição ou para a concessão de auxílio financeiro ao país

Dilma Rousseff, fachada do BRICS e Alberto Fernández
Dilma Rousseff, fachada do BRICS e Alberto Fernández (Foto: Reprodução/Twitter | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A ex-presidente do Brasil e presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como 'Banco do BRICS', avalizou o início dos diálogos necessários acerca da possível inclusão da Argentina na instituição financeira que une as maiores economias em desenvolvimento do mundo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nesta semana, o embaixador da Rússia no Cairo, Georgy Borisenko, também confirmou que o Egito também apresentou a candidatura oficial para se juntar ao grupo dos BRICS.

Segundo reportagem da TV Cultura, apesar do início das conversações terem sido autorizadas ainda não há uma previsão oficial para a possível adesão da Argentina à instituição ou para a concessão de auxílio financeiro ao país sul-americano.

continua após o anúncio

No entanto, em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a possibilidade sobre essa possibilidade, afirmando: "Dilma me disse que está trabalhando para alterar o regulamento a fim de contribuir e ajudar a Argentina". 

Durante a última reunião do G7, realizada no Japão, o Lula também defendeu a Argentina ao destacar a importância do país para o equilíbrio econômico da região.

continua após o anúncio

Nos últimos dois anos, o NBD admitiu três novos países no âmbito da instituição: Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Egito. Contudo, é importante ressaltar que isso não significa que essas nações façam parte do grupo dos Brics.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247