Desempenho do comércio exterior da China supera expectativas em maio

Mesmo com os impactos de novos surtos da Covid-19, o comércio exterior teve crescimento estável nos primeiros cinco meses deste ano no país

Trabalhadores vestem máscaras enquanto trabalham no porto em Qingdao, na China
Trabalhadores vestem máscaras enquanto trabalham no porto em Qingdao, na China (Foto: China Daily via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - O valor total do comércio exterior da China superou US$ 537 bilhões em maio, registrando um aumento de 11,1%, conforme os dados divulgados pela Administração Geral da Alfândega. A exportação do país teve um incremento de 16,9%, enquanto a importação, 4%.

Mesmo com os impactos de novos surtos da COVID-19, o comércio exterior da China teve um crescimento estável nos primeiros cinco meses deste ano, mostrando resiliência e capacidade de recuperação da economia chinesa.

continua após o anúncio

Sobretudo em maio, com a melhoria da situação epidêmica em lugares como Shanghai, a exportação na região do delta do rio Yangtzé vivenciou uma revitalização notável. Neste mês, o volume de importação e exportação da região teve uma expansão de cerca de 20% em comparação com abril. 

Economistas apontaram que as influências da pandemia sobre as logísticas, produção e desembaraço alfandegário na China já diminuíram desde o final de abril. Se as medidas de prevenção e controle pandêmicos continuarem surtindo efeito e a demanda global se mantiver forte, a exportação chinesa pode ter um aumento de 15% em 2022.

continua após o anúncio

A confiança dos analistas vieram dos seguintes aspectos. Primeiro, a China é parte fundamental da cadeia de oferta do mundo. A procura de produtos chineses global permanece robusta.

Nos primeiros cinco meses, a exportação chinesa para a Associação de Nações do Sudeste Asiático, maior parceiro comercial do país, alcançou 1,35 trilhão de yuans, registrando um aumento de 12,9%. Já o ritmo de incremento da exportação chinesa para a União Europeia, segundo maior parceiro comercial chinês, teve um aumento de 17,4%. 

continua após o anúncio

A confiança também se originou do julgamento de que a situação básica promissora da economia chinesa de longo prazo não mudou. Os fatos demonstram que os impactos da pandemia são temporários. A política dinâmica do zero COVID-19, a coordenação da prevenção da pandemia e o desenvolvimento socioeconômico, bem como as medidas relativas, foram comprovadamente competentes e efetivas.

O comércio exterior é um indicador importante para ponderar a economia chinesa. Nos últimos cinco meses, os resultados desse setor do país foram estáveis e satisfatórios, o que refletiu na forte resiliência econômica do país e também emitiu bons sinais para o mundo inteiro.

continua após o anúncio

O tempo evidenciará que a China tem capacidade para manter um desenvolvimento econômico estável e ser uma força importante para estabilizar a cadeia de suprimentos e promover a recuperação econômica global. 

Tradução: Paula Chen
Revisão: Erasto Santos Cruz

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247