Depois de carros, Lula propõe reativação de programa de incentivo à compra de eletrodomésticos

Presidente sugeriu retomada de programa de descontos em geladeiras, máquinas de lavar e televisores para estimular consumo e setor industrial

Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - No Palácio do Planalto, durante uma cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma sugestão ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para reeditar um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e televisores.

A proposta vem logo após o encerramento do programa que oferecia descontos em carros zero quilômetro, que resultou na venda de cerca de 125 mil automóveis na última semana.

continua após o anúncio

Em seu segundo mandato como presidente, no ano de 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em itens da linha branca, o que gerou impacto positivo nas vendas desses produtos na época.

Durante o discurso, Lula destacou que as pessoas precisam, de tempos em tempos, trocar seus utensílios domésticos. "Até falei para o Alckmin: 'Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?'. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito", afirmou Lula.

continua após o anúncio

Em seguida, o presidente direcionou seu pedido à ministra do Planejamento, Simone Tebet, solicitando que ela flexibilize as medidas para que o governo possa "facilitar a vida do povo que quer ter acesso" a esses produtos. Lula enfatizou que o consumo deve ser responsável e que as pessoas não devem gastar além de suas possibilidades.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247