Conselho de consumidores alerta para aumento da tarifa na privatização da Eletrobras

"Privatização provocará substancial aumento do preço da energia" diz carta do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen)

Eletrobrás
Eletrobrás (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em meio aos embates em torno da privatização da Eletrobras, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), entidade que representa 84 milhões de consumidores de todo o Brasil, divulgou documento alertando para o aumento da conta de luz que deverá ocorrer com a venda da companhia.  

“A privatização da Eletrobras, nos moldes em que está estruturada, provocará substancial aumento do preço da energia proveniente de hidrelétricas amortizadas objeto de regime de cotas e também deve ser objeto de revisão para evitar onerar os consumidores finais”, diz a Carta de Belém, aprovada no XXIII Encontro dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica da Região Norte, realizado em Belém (PA).

continua após o anúncio

Além desse alerta sobre o impacto tarifário, os conselhos registraram 12 recomendações. Entre elas, o reforço a um novo pedido encaminhado ao TCU solicitando nova análise sobre o impacto da privatização. O Conacen sugere que o Tribunal peça à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mais estudos de impacto regulatório e tarifário. 

Em 15 de fevereiro, pela ocasião do primeiro acórdão da privatização da Eletrobras, o TCU determinou que no prazo de 30 dias fosse dada ampla divulgação a estudos que avaliassem os impactos econômicos e financeiros, de médio e longo prazo, que pudessem ser causados aos consumidores de energia elétrica. Mas até agora os supostos estudos permanecem em sigilo.

continua após o anúncio

A pressão dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica é reforçada por estudo divulgado nesta segunda da Empresa de Pesquisa Energética – EPE -, que estimou que as térmicas a gás condicionantes da privatização da Eletrobras vão pesar no bolso dos consumidores de energia elétrica até R$ 52 bilhões.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247