Com preços abusivos, Petrobrás se torna uma das petroleiras mais rentáveis do mundo

Estatal distribui lucro recorde aos acionistas privadas, em detrimento da população brasileira

Gasolina nas refinarias terá alta de 0,5%, anuncia Petrobras
Gasolina nas refinarias terá alta de 0,5%, anuncia Petrobras (Foto: Paulo Whitaker - Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O golpe de 2016, que teve como objetivo central mudar a política de preços da Petrobrás para sugar a renda dos brasileiros para transferi-la a acionistas privados da estatal, foi demonstrado mais uma vez na noite de ontem, quando a empresa divulgou seu resultado recorde, de R$ 44 bilhões, em apenas três meses. Com isso, a empresa se tornou uma das mais lucrativas do mundo, em detrimento da sociedade brasileira, como demonstra o professor Eduardo Costa Pinto:


SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras reportou lucro líquido de 44,56 bilhões de reais referente ao primeiro trimestre, uma disparada ante o valor de 1,167 bilhão de reais obtido um ano antes, em meio a preços mais altos do petróleo e derivados, conforme balanço financeiro divulgado nesta quinta-feira.

O resultado também superou em 41,4% o lucro visto no quarto trimestre do ano passado, quando somou 31,5 bilhões de reais, com maior produção e exportação de petróleo, menores custos com importação de Gás Natural Liquefeito (GNL), ganhos cambiais devido à valorização do real frente ao dólar, os preços do petróleo mais altos e maiores margens de diesel no período.

continua após o anúncio

O resultado superou as projeções de analistas consultados em pesquisa da Refinitiv, que indicavam 43,48 bilhões de reais.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado atingiu 77,71 bilhões de reais, contra estimativa de 76,3 bilhões. Nos três primeiros meses do ano passado, o montante ficou em 48,9 bilhões de reais.

continua após o anúncio

Já a receita de vendas avançou 64,4% na comparação anual, para 141,6 bilhões de reais. As vendas de diesel somaram 38,8 bilhões de reais, com alta de 54,5% na mesma comparação, e as de gasolina dispararam 75,3%, para 19,4 bilhões de reais, em meio a preços mais altos dos produtos.

Na semana passada, a empresa havia informado uma queda de apenas 2,1% no volume vendido de diesel ante o mesmo período do ano passado, o que indica o impulso dos preços nos ganhos com o combustível mais vendido pela empresa.

continua após o anúncio

Quase que no mesmo momento em que a Petrobras divulgava seus resultados, o presidente Jair Bolsonaro afirmava em sua live semanal que o lucro da empresa é um "estupro". Ele disse ainda que pediu por uma redução na margem de lucro da petroleira estatal, e fez um apelo para que não haja novos aumentos de preços.

Procurada, a Petrobras não comentou o assunto imediatamente. Mas o presidente da companhia, José Mauro Coelho, afirmou no relatório do resultado que o "sólido" desempenho se deve ao fato de a companhia estar "saneada", tendo reduzido encargos com o pagamento da dívida.

continua após o anúncio

Parte do endividamento no passado da empresa --que chegou a ter a maior dívida de uma companhia de petróleo-- foi acumulado durante período em que a petroleira subsidiava combustíveis aos brasileiros, evitando repassar a alta das commodities para os consumidores.

Coelho, que tomou posse no mês passado após o presidente anterior da empresa Joaquim Silva e Luna ter sido substituído em meio a queixas de Bolsonaro sobre os preços dos combustíveis, comentou ainda que com uma empresa saudável financeiramente é possível gerar "retorno importante para o acionista, em especial a sociedade brasileira, representada pela União".

continua após o anúncio

O Conselho da Petrobras aprovou nesta quinta-feira distribuição de dividendos no valor de 3,715490 reais por ação preferencial e ordinária em circulação, somando 48,5 bilhões de reais, conforme informações da empresa.

"Tudo isso gera desenvolvimento econômico em toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e arrecadação de tributos para o país", disse Coelho, mantendo um discurso do ex-presidente Luna.

continua após o anúncio

Coelho citou que no trimestre a companhia pagou para União, Estados e municípios em tributos "uma vez e meia o valor do nosso lucro líquido", ou quase 70 bilhões de reais.

"A Petrobras está distribuindo os frutos de sua geração de valor para a população brasileira", acrescentou o CEO.

Para o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), criado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), a distribuição de dezenas de bilhões em dividendos só foi possível em virtude do expressivo aumento das receitas de vendas nos mercados interno e externo, impulsionadas tanto pelas altas dos preços do petróleo quanto pela forte elevação dos valores dos derivados no Brasil.

"A manutenção da política de preços de paridade de importação (PPI) revelou-se, mais uma vez, elemento central da estratégia de geração de valor da companhia, a despeito dos seus impactos nefastos no custo de vida dos brasileiros", disse o pesquisador do Ineep, Mahatma dos Santos, em nota.

PREÇO DO BRENT

A Petrobras disse que a média do preço do barril de petróleo (Brent) no trimestre foi de 101 dólares, patamar que não ocorria desde o primeiro trimestre de 2014.

"Apesar do mesmo nível de preço, o desempenho da Petrobras é bastante superior neste trimestre em comparação ao período anterior de preço equivalente de Brent", destacou.

A empresa afirmou ainda que convive com um "nível saudável" de endividamento bruto, que atingiu 58,6 bilhões de dólares no primeiro trimestre, valor 74% menor que a dívida no mesmo período de 2014, quando o endividamento explodiu. Além disso, os juros pagos de financiamentos caíram 65% neste período, destacou.

Já a dívida líquida foi de 40,1 bilhões de dólares, queda de 16% ante o quarto trimestre.

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello em Brasília e Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247