Citi melhora projeção do PIB em 2023, mas defende "cautela" com os juros

Banco aumentou sua previsão de crescimento para o PIB do Brasil em 2023, passando de 0,3% para 1%

Roberto Campos Neto e Fernando Haddad
Roberto Campos Neto e Fernando Haddad (Foto: Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Com base em indicadores de atividade econômica fortes e na revisão positiva da safra agrícola, o Citi aumentou sua previsão de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, passando de 0,3% para 1%. O banco espera um crescimento de 1,1% no PIB no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior, aponta reportagem do Valor, de Anais Fernandes.

Segundo o economista-chefe do Citi Brasil, Leonardo Porto, o impulso para a projeção foi resultado dos bons desempenhos observados em fevereiro e março, que surpreenderam positivamente. O setor de serviços, que vinha desacelerando, deve crescer 0,2% no primeiro trimestre, mantendo-se praticamente na mesma taxa do último trimestre de 2022. Porto observa que o mercado de trabalho também parou de piorar, com a taxa de desemprego deixando de aumentar.

continua após o anúncio

Apesar do otimismo em relação ao crescimento econômico, o Citi mantém sua previsão de inflação em 5,5% ao final deste ano, abaixo do consenso do mercado. No entanto, o banco reconhece que há riscos de um processo de desinflação mais lento devido à resiliência da atividade econômica. Diante desse cenário, o Citi destaca a importância de "cautela" na política monetária. Embora a previsão da taxa básica de juros (Selic) não tenha sido alterada - mantendo-se em 12,25% e com cortes previstos apenas a partir do quarto trimestre - o banco reconhece que os riscos de um ciclo de flexibilização mais tardio aumentaram.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247