Cinco bancos espanhois são reprovados no teste de estresse

Dezesseis instituies financeiras na Europa esto com o sinal de alerta ligado e com alto risco em caso de crise



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os bancos da Espanha, cuja economia e sistema bancário ainda estão lutando para se recuperarem do colapso do mercado imobiliário, foram os que apresentaram o maior número de falhas nos testes de estresse da União Europeia. Segundo a Autoridade Bancária Europeia (EBA), cinco instituições de crédito do país foram reprovadas nos testes por terem colchões de capital inferiores a 5% de seus ativos ponderados pelo risco. Segundo avaliação, os bancos com colchões de capital abaixo desse nível precisarão levantar até o fim do ano novos recursos através da venda de ações, negócios ou ativos.

Dos cinco bancos reprovados, o que ficou em situação mais crítica foi a Caja de Ahorros del Mediterráneo (CAM), que precisaria levantar 947 milhões de euros para cumprir os requisitos mínimos exigidos nos testes. O Banco Pastor também estaria numa situação complicada em caso de um cenário adverso e, de acordo o resultado dos testes, teria de captar 317 milhões de euros. Os outros bancos espanhóis reprovados foram o Grupo Caja3, que precisaria levantar 140 milhões de euros, o Unnim, que teria de aumentar suas reservas em 85 milhões de euros, e o Catalunya Caixa, que precisaria captar 75 milhões de euros. Outras sete instituições de crédito do país passaram por uma margem estreita na avaliação, apresentando colchões de capital entre 5% e 6 de seus ativos ponderados pelo risco.

Dois bancos gregos e um austríaco também foram reprovados nos testes, segundo a EBA. O banco grego ATEBank precisaria levantar um total de 713 milhões de euros, visto que, num cenário de condições adversas, sua taxa de reservas ficaria em déficit de 0,8%. Outro banco da Grécia, o EFG Eurobank, também foi reprovado e segundo a EBA precisaria captar 58 milhões de euros para se adequar. O último reprovado foi o banco austríaco Volksbank, que deveria levantar 160 milhões de euros para elevar sua taxa de reservas de 4,5% para 5%.

continua após o anúncio

Além da Espanha, os países com instituições de crédito que passaram por uma margem estreita nos testes são: Chipre (um banco), Alemanha (dois bancos), Grécia (dois bancos), Itália, (um banco), Portugal (dois bancos) e Eslovênia (um banco).

Na Irlanda, que recebeu um pacote de resgate internacional no ano passado após uma crise de seu sistema bancário, todos os três bancos avaliados passaram nos testes.

continua após o anúncio

Os oito bancos que não passaram nos testes de estresse precisariam levantar um total de aproximadamente 2,5 bilhões de euros em capital para atingirem o nível mínimo de solidez financeira exigido pela instituição. Os testes determinam que, num cenário de condições econômicas e financeiras adversas, cada um dos bancos avaliados possua uma reserva equivalente a 5% do capital Tier 1 (recursos próprios mais reservas).

O pequeno número de notas baixas na mais recente rodada dos testes de estresse reflete o fato de que os bancos se esforçavam ao longo do ano passado para levantar novos fundos em antecipação aos testes. A EBA disse nesta sexta-feira que os bancos envolvidos nas provas levantaram cerca de 60 bilhões de euros nos primeiros quatro meses de 2011. Se os testes tivessem sido conduzidos com base nas posições financeiras dos bancos em 31 de dezembro de 2010, 20 instituições de crédito teriam falhado com um déficit de capital total de 26,8 bilhões de euros segundo o órgão regulador da União Europeia.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247