China anuncia redução de juros, na contramão de principais economias, que apertam os cintos para a inflação

Impressão desenfreada dominava lógica dos BCs ocidentais até recentemente

Banco central da China
Banco central da China (Foto: © REUTERS / Jason Lee)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Xinhua - O banco central da China cortou na segunda-feira (17) as taxas de juros de seus empréstimos de médio prazo (MLF) e repos reversos em 10 pontos-base, em meio aos esforços do país para reduzir o custo dos empréstimos e sustentar ainda mais o crescimento econômico.

O Banco Popular da China (PBOC) reduziu a taxa de 700 bilhões de yuans (cerca de 110 bilhões de dólares americanos) de MLF de um ano para instituições financeiras para 2,85%, em comparação com 2,95% na operação anterior.

continua após o anúncio

O PBOC também adicionou 100 bilhões de yuans de fundos ao mercado por meio de recompras reversas de sete dias a uma taxa de juros de 2,1 por cento na segunda-feira, abaixo dos 2,2 por cento.

Com 500 bilhões de yuans em MLF e 10 bilhões de yuans em recompras reversas com vencimento no mesmo dia, os movimentos mencionados acima levarão a uma injeção de liquidez de 290 bilhões de yuans no mercado.

continua após o anúncio

A ferramenta MLF foi introduzida em 2014 para ajudar os bancos comerciais e de políticas a manter a liquidez, permitindo que eles tomassem empréstimos do banco central usando títulos como garantia.

Uma recompra reversa é um processo no qual o banco central compra títulos de bancos comerciais por meio de licitação, com um acordo para vendê-los de volta no futuro.

continua após o anúncio

A China continuará a implementar políticas monetárias prudentes que sejam flexíveis e apropriadas, com a liquidez mantida em um nível razoável e amplo, disse uma conferência de trabalho econômico realizada em dezembro passado.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247