Carros, celulares e eletros, as vedetes do Natal

Associao Comercial registra consultas ao Servio de Proteo de Crdito dois por cento maiores que em 2010; ano passado, comrcio cresceu 13% sobre 2009; s em outubro, venda de automveis subiu 10,5% em relao a ano anterior; no jogo das estatsticas, a verdade que o consumidor est em festa!

Carros, celulares e eletros, as vedetes do Natal
Carros, celulares e eletros, as vedetes do Natal (Foto: DIOGO MOREIRA/ Agência Estado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) para vendas a prazo tiveram alta de 2% entre os dias 1º e 22 de dezembro ante o mesmo período do ano passado, informou hoje a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador para vendas à vista (SCPC/Cheque) apresentou aumento de 1,6% na mesma base de comparação, alta impulsionada pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário. As vendas a prazo, por sua vez, foram estimuladas pela comercialização de celulares e eletrodomésticos.

De acordo com a ACSP, o resultado médio dos dois indicadores (1 8%) está dentro das expectativas da entidade. "As vendas estão dentro do que esperamos para o Natal", afirmou o presidente da ACSP, Rogério Amato, por meio de nota à imprensa. "As consultas estão ligeiramente melhores que em 2010, quando o movimento cresceu mais de 13% sobre 2009, resultando em uma base de comparação muito forte", completou.

O comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo aumentou seu faturamento em outubro em 2,4% ante o mesmo mês do ano passado, mostra a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). No acumulado do ano, as vendas estão 3,3% maiores. O destaque ficou para a comercialização de automóveis, que registrou avanço de 10,5% nas vendas na comparação com outubro de 2010.

continua após o anúncio

Já as vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, segundo a pesquisa, caíram 5,1% ante outubro do ano passado. A Fecomercio-SP, no entanto, afirma que o setor deve apresentar números positivos nos próximos meses por conta da desoneração da linha branca anunciada pelo governo no início de dezembro. "Além disso, o segmento registra variação positiva de 8,8% no ano, desempenho inferior somente ao do e-commerce, que acumula alta de 14,1% em 2011", afirma a entidade, por meio de nota à imprensa. As vendas dos supermercados aumentaram 2,5%, ampliação justificada, conforme a pesquisa, pelo alto nível de emprego e renda.

Os setores de lojas de departamento e farmácias e perfumarias foram os únicos que acumulam no ano retração nas vendas até outubro, de 2,5% e 9,4%, respectivamente. Para os próximos meses de acordo com a Fecomercio-SP, a PCCV deve mostrar novas elevações no faturamento, motivadas pela proximidade do Natal e das festas de fim de ano.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247