Campos Neto se alinha a Haddad e diz que meta de inflação contínua é "mais eficiente"

Proposta de uma meta contínua de inflação vem sendo defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo mercado financeiro

Roberto Campos Neto e Fernando Haddad
Roberto Campos Neto e Fernando Haddad (Foto: Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (29) que uma meta de inflação "contínua" representaria um aperfeiçoamento mais 'interessante e eficiente' do que a sistemática adotada no Brasil atualmente, que prevê metas por ano-calendário. A proposta de uma meta contínua de inflação vem sendo defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo mercado financeiro.

"A gente já explicitou que foi feito trabalho lá atrás, que começou em 2017. Tem esse estudo que mostra que a meta contínua é mais eficiente. (…) Grande parte dos países não têm meta ano-calendário", disse Campos Neto, segundo o Metrópoles. Ainda segundo ele, o BC considera esse aperfeiçoamento do sistema de metas como algo "interessante".

continua após o anúncio

O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reunirá nesta quinta-feira para definir a meta de inflação para além de 2025, e a expectativa é que possa aprovar também uma mudança em relação ao calendário para atingimento da meta.

Para este ano, a meta é de 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. A meta de inflação para 2024 e 2025 é de 3%, também com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247