Caem barreiras para etanol brasileiro nos EUA

Reivindicao histrica dos produtores brasileiros alcanada; subsdios para os produtores americanos e sobretaxao para combustvel brasileiro caem, nos EUA, a partir de 1 de janeiro; entidade nacional faz lobby por essa conquista desde 2007

Caem barreiras para etanol brasileiro nos EUA
Caem barreiras para etanol brasileiro nos EUA (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) informou há pouco, em nota, a abertura do mercado norte-americano para o etanol brasileiro. "A legislação americana vigente, que inclui altos subsídios para a indústria do etanol e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro. Mas, com o fim das atividades no Congresso americano para 2011 nesta sexta-feira, não haverá mais oportunidade para qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012, do maior mercado consumidor de combustíveis do mundo", diz a entidade na nota.

Segundo a Unica, apesar das articulações para estender os subsídios e a tarifa nas últimas semanas, prevaleceu no Legislativo americano "a coalizão formada por inúmeras empresas e entidades contrárias a esses incentivos, da qual participa a Unica". Nos últimos meses, a coalizão intensificou seu trabalho contra os subsídios pagos às distribuidoras que fazem a mistura de etanol à gasolina - "subsídios que custam ao contribuinte americano cerca de US$6 bilhões por ano".

"O trabalho também foi intenso contra a manutenção da tarifa de US$ 0,54 imposta por Washington sobre cada galão importado. A tarifa impedia que o etanol brasileiro chegasse ao mercado americano com preços competitivos", diz a Unica.

continua após o anúncio

Desde 2007, a entidade tinha um escritório em Washington para trabalhar pela eliminação das barreiras ao etanol brasileiro. "A nova realidade, de acesso desobstruído aos EUA para o etanol brasileiro a partir de janeiro de 2012, exige um novo tipo de acompanhamento, com foco em posições maduras e voltadas para o futuro por parte dos dois países", reforça a nota. (Equipe)

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247