Bovespa pisa no freio, mas ainda está positiva

Ao coordenada de bancos centrais provoca mais otimismo na Europa do que no Brasil e nos Estados Unidos



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O anúncio de uma ação coordenada de fornecimento de liquidez ao sistema financeiro global, envolvendo os bancos centrais dos Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Japão e, também, o Banco Central Europeu animou os mercados, que abriram em alta. Menos de duas horas após a abertura, porém, houve, em São Paulo e Nova York, um arrefecimento no otimismo, com seus índices marcando + 0,20% e + 0,38%. A confiança mais forte prosseguia em Pariis e Frankfurt. com + 3,03% e + 3,86%.

PRÉ-ABERTURA - O mercado global deu uma guinada e ganhou fôlego para se recuperar do fundo do poço. As bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada, com Tóquio subindo 1,8%, Seul avançando 1,4% e Hong Kong fechando em 0,7% positivo. A exceção foi Xangai, que caiu modestamente, 0,2%, por fatores específicos. O bom astral engatou nova sequência de altas pelas bolsas da Europa.

O motivo do bom astral é o apoio incondicional que Alemanha e França deram à Grécia. Em reunião, ontem, os primeiros ministros Angela Merkel e Nicolas Sarkozy disseram ao chefe de governo grego, Georges Papandreau, que o euro é inquebrantável e que a Grécia é parte inerente da região.

continua após o anúncio

Isso significa que a Grécia, que vem tendo dificuldade em honrar os compromissos fiscais assumidos com o FMI, BCE e UE para ganhar o direito de receber a segunda parcela de recursos para financiar sua dívida, não terá problemas para receber o dinheiro necessário para saldar suas contas. O clima amenizou.

Hoje, um dado de emprego nos 17 países da zona do euro também empurrou os mercados. Houve crescimento no emprego. Também a Espanha conseguiu realizar um bem sucedido leilão de títulos para rolar sua dívida. Tudo somado, cresceu a confiança. Há pouco, a Bolsa de Londres operava em alta de 1,6%, enquanto Paris avançava 2,1% e Frankfurt exibia alta de 2,2%.

continua após o anúncio

O clima positivo deverá contaminar Brasil e Estados Unidos. No Brasil, o que conta é que o mercado doméstico continua forte e garante bons resultados para as empresas focadas no consumidor local. Nos EUA, a expectativa crescente é com a reunião do Fed dos dias 20 e 21 de setembro, quando deverá anunciar medidas de apoio ao crescimento econômico americano.

As coisas, hoje, dão esperança de dias melhores.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247