Bovespa abre em alta, mas o clima é de cautela
Bolsas internacionais perdem racionalidade; hora de ter os experientes investidores brasileiros como radar
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Bovespa abriu em alta, mas o sentimento da maioria dos investidores é de cautela máxima. Há pouco, o Ibovespa operava em alta de 0,37%, aos 54.108 pontos, na ponta dos pés. O cuidado é de precaução, pois ainda não se tem notícias concretas sobre o plano de socorro para zona do euro. A Bolsa de Nova York deve abrir também em alta, mas o mercado ainda não tem firmeza para mudar de tendência.
PRÉ-ABERTURA - O mercado continua ressabiado e desconfiado, mesmo depois de dois dias seguidas de pregão em alta vigorosa. Estranho. O problema é que o motor dessa evolução do preço das ações foi um conjunto de esperanças e especulações sobre medidas que estariam em gestação para solucionar a crise da zona do euro, começando pela renegociação da dívida da Grécia.
Embalados por esses sentimentos, o mercado subiu e recuperou preços. Apenas a Bolsa brasileira permaneceu mais cautelosa. Ontem, por exemplo, a Bovespa registrou avanço de apenas 0,3%, num contexto de altas expressivas ao redor do mundo. Paris e Frankfurt chegaram a subir mais de 5% cada uma. A notícia que pegou mais foi a de que as autoridades estariam preparando um aporte de capital jumbo para salvar os bancos europeus em dificuldades.
Os brasileiros, mais experientes em lidar com mercados estressados por crises financeiras e econômicas, são mais frios. É bom seguir os passos dessa turma. O mercado brasileiro opera colado ao exterior, mas, dessa vez, perceberam que o pessoal de fora está agindo com mais emoção que razão.
É mais torcida que fundamento. Ontem, os investidores brasileiros mantiveram-se desconfiados de que não há nada de concreto em tudo que se fala lá fora. Nenhum centavo, nenhuma declaração oficial, depois de uma semana de especulações.
No Brasil, esse tipo de comportamento não cola mais. Portanto, é hora de fazer as contas dos lucros alcançados nesses dois dias e tratar de realizar lucros, se for o caso. As bolsas asiáticas fecharam realizando lucros, com Seul e Hong Kong caindo 0,7% e Xangai perdendo 1%. Tóquio ficou no zero a zero.
Na Europa continua o clima de esperança no vazio. Londres, Paris, Frankfurt e Madri abriram em baixa, mas viraram ainda nas primeiras horas de pregão. Há pouco, Londres subia 0,1%, Frankfurt avançava 0,9% e Paris estava positiva em 0,7%. Os futuros dos EUA também estão em alta.
Pelo que se lê do noticiário e se ouve das conversas com analistas, o mercado brasileiro é o radar a seguir como referência nesta elevada volatilidade mundial.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247