Bolsa fecha a sexta-feira estável aos 60.270 pontos

Na semana, bolsa brasileira acumula valorizao de 1,3%. Dlar encerra o dia a R$ 1,55, menor valor desde janeiro de 1999



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_O Ibovespa ameaçou fechar em baixa nesta sexta-feira, mas se segurou no final do pregão e encerrou o dia estável, com 0,01% de valorização, aos 60.270 pontos. Nesta semana, o saldo é positivo, com ganho de 1,33%. Em julho, o saldo é negativo em 3,43%. O setor imobiliário, que apareceu como destaque nos dois últimos pregões, perdeu força no final dos negócios de hoje. Só a MRV conseguiu se sustentar em alta (3,88%). B2W (3,79%) e Gol (3,16%) vieram logo a seguir.

A surpresa entre os indicadores foi o comportamento do dólar, que está cotado a R$ 1,553, menor valor desde janeiro de 1999.

Nos Estados Unidos, as bolsas tiveram um comportamento desigual e instável. Nasdaq subiu 0,86%, enquanto o Dow Jones caiu 0,34%. O S&P 500 fechou o dia estável (0,09%).

continua após o anúncio

MEIO DA TARDE - A bolsa brasileira perdeu a força no final da tarde e, às 16h10, sustentava alta de 0,10%. A tendência do gráfico de negócios, porém, é de queda, o que pode levar o mercado brasileiro a fechar em baixa nesta sexta-feira. Na Europa, as principais bolsas fecharam o dia com ganhos, depois que os principais líderes aprovaram o segundo pacote de socorro à Grécia. França, Alemanha, Inglaterra e espanha tiveram um comportamento parecido, com altas de 0,68%, 0,50%, 0,60% e 0,42%, respectivamente. Nos Estados Unidos, as bolsas estão instáveis: Nasdaq sobe 0,88% e S&P 500 está estável.

Entre os papéis em destaque, o setor mobiliário continua em alta: MRV e Brookfield ganham 4,98% e 3,46%. Telemar, Braskem e Usiminas são as piores opções do dia.

continua após o anúncio

TARDE - O Ibovespa voltou a ficar positivo no início da tarde, com valorização de 0,34% às 12h30. Mas o investidor deve ficar atento ao longo de todo o pregão. A instabilidade no mercado provocada pelas incertezas do exterior pode causar muita emoção ao longo da tarde.

Pelo segundo dia consecutivo o setor imobiliário é destaque entre as ações. Klabin e Brookfield lideram os ganhos, com alta de 4,01% e 2,74%, respectivamente. As ações da Telemar perdem mais de 2,4%. 

continua após o anúncio

MANHÃ - A BM&F Bovespa abriu em alta de 0,4%, seguindo os passos da Ásia e da Europa. Mas às 11h30 estava em 0,9% negativo, buscando inspiração. Há, objetivamente, um fato que tende a empurrar a bolsa para cima, o acordo da dívida grega, alívio verdadeiro nas preocupações mais sombrias dos investidores de todos os cantos do planeta. Foi tão importante que o mercado internacional nem se importou com a informação de que uma parte considerável do pacote de negociação envolve o perdão de mais de 30 bilhões de euros da dívida em mãos dos investidores privados. Esse é o custo para preservar o euro e evitar uma catástrofe global. Agora, é a vez de resolver o problema americano.

PRÉ-ABERTURA - O clima de festa perdura nos mercados com o acordo da dívida grega, fechado ontem pelos 17 países da Zona do Euro. Em resumo, este pacote de ajuda representa a liberação de 158 bilhões de euros em apoio à Grécia, sendo 109 bilhões de euros em dinheiro novo e um desconto de 37 bilhões de euros nos títulos em poder de bancos, fundos de investimento e seguradoras.

continua após o anúncio

Apesar desse componente de calote, os mercados vibram com a solução. Ela foi chancelada politicamente e abre caminho para um cenário pacífico para as dívidas da Espanha, Itália e Irlanda. Um ruptura no processo de negociação da dívida grega levaria o mercado ao caos, em função de seu poder de mitigação para outros países. A Zona do Euro não sobreviveria.

Dado o tamanho do problema, os mercados têm razão em manter um clima de comemoração para o acordo grego, que também tinge de cores em tom rosa o problema da dívida americana, ou outro osso entalado na garganta dos investidores. Todos os analistas acham que a solução virá, mesmo que no último minuto de jogo, com republicanos e democratas achando um caminho de pacificação com o presidente Barack Obama.

continua após o anúncio

Com a solução da dívida grega, essa visão ganha força, mesmo para os desconfiados investidores do mercado acion%2

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247