Bolsa cai 2,53% - e dizem que ainda foi pouco

porque as perdas na Europa so ainda maiores hoje, com Frankfurt operando a - 5,28%



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Para muitos, até que a Bolsa de Valores de São Paulo caiu pouco, mesmo com um tombo de menos 2,53%, às 16h45, no Ibovespa. Isso porque as bolsas européias caíram, ao longo do dia, ainda mais fortemente, com registrados menos 4,73% em Paris e 5,28% negativos em Frankfurt. Em Nova York, mais em linha com com São Paulo, o S&P estava em menos 2,53% no mesmo horário.

ABERTURA - A Bovespa abriu sem rede de proteção e, em poucos minutos de pregão, já perdia 1,5%, com 55.671 pontos. A onda de pessimismo internacional contamina o mercado brasileiro, que não tem nem mesmo a esperança de uma proteção da Bolsa de Nova York para tentar uma virada. Hoje é feriado do trabalho nos EUA.

PRÉ-ABERTURA - O cenário voltou a se deteriorar com os sinais crescentes de recessão nas economias mais importantes do planeta. Nos Estados Unidos a preocupação com a falta de novos empregos. Na Europa, o problema voltou a ser a Grécia e a preocupação com as dificuldades em cumprir os acordos de rolagem da sua dívida. Também causou insegurança adicional a derrota da primeira-ministra Angela Merkel nas eleições regionais do final de semana na Alemanha.

continua após o anúncio

Sem fermento para crescer, as bolsas asiáticas fecharam hoje com fortes quedas. Tóquio perdeu 1,9%, enquanto Seul sofreu queda vertiginosa de 4,4%. Hong Kong foi um pouco melhor, mas nem tanto, caindo 3%. Na China, a Bolsa de Xangai encerrou o primeiro pregão da semana com -2%. Todas as bolsas asiáticas ficaram no negativo com os dados de emprego nos EUA.

Na Europa, o clima pesado foi alavancado com as informações de perda de força econômica da região. O FMI disparou alertas para que os países deixem o conservadorismo fiscal de lado e passem a apoiar medidas de estímulo econômico. É preocupante a situação da Grécia, que emite sinais de que terá muita dificuldade para continuar honrando seus compromissos.

continua após o anúncio

Assim, as bolsas abriram despencando. Londres operava em queda de 1,5% e Frankfurt derretia 3,7%. Paris e Madri acumulavam perdas superiores de 2%. O cenário não melhorou nos EUA, cujos mercados futuros trabalham em queda. O mercado não terá uma boia, pois a bolsa americana estará fechada, com o feriado do trabalho nos EUA, reduzindo a liquidez do mercado. No Brasil, a semana também é truncada, com o feriado da Independência, na quarta.

Na quinta, o presidente dos EUA, Barack Obama, deverá anunciar medidas de estímulo ao emprego. A situação ficou totalmente invertida em relação há uma semana. Parece que o Banco Central acertou.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247