Bernanke cobra apoio e diz que Fed pode fazer mais

O presidente do Banco Central americano disse que a poltica fiscal de extrema importncia, mas o governo pode ajudar em reas como "mercado de trabalho, setor imobilirio, comrcio, tributao e regulamentao"



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, disse hoje para os legisladores dos Estados Unidos que o banco central está pronto para fazer mais para ajudar a economia do país, mas que o Congresso e a Casa Branca também podem adotar medidas que ajudariam a frágil recuperação econômica do país.

Em um discurso preparado para um comitê bipartidário, Bernanke disse que fomentar o crescimento é "uma responsabilidade dividida entre todos os elaboradores de políticas econômicas, em cooperação com o setor privado". O presidente do Fed afirmou que embora a política fiscal seja de extrema importância, existem outras áreas nas quais o governo pode ajudar: "mercado de trabalho, setor imobiliário, comércio, tributação e regulamentação, por exemplo".

O comitê é presidido pelo senador democrata Bob Casey e conta com dez democratas e dez republicanos do Senado e da Câmara. Alguns republicanos têm criticado fortemente o Fed, afirmando que as ações do banco central podem estar causando mais prejuízos do que benefícios para a economia. "A política monetária pode ser uma ferramenta poderosa, mas não é uma panaceia para os problemas enfrentados atualmente pela economia dos EUA", afirmou Bernanke.

continua após o anúncio

O presidente do Fed reiterou que, apesar de serem necessárias ações para conter a enorme dívida pública do país no longo prazo os legisladores precisam ser cautelosos para não cortar gastos ou aumentar impostos imediatamente, porque isso pode prejudicar a recuperação.

Bernanke deixou claro que a recuperação da economia tem sido muito menos robusta do que o Fed esperava, acrescentando que o mercado de trabalho deve permanecer complicado nos próximos meses. Segundo ele, atualmente as autoridades do banco central veem um crescimento mais lento do que o estimado em junho. O Fed deve fornecer novas projeções econômicas na reunião dos dias 1 e 2 de novembro.

continua após o anúncio

Segundo Bernanke, o atual estresse nos mercados financeiros é resultado da crise da dívida soberana na Europa. De acordo com ele, os problemas da Grécia têm sido uma fonte "significativa" de estresse nos mercados.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247